3 passos simples para criar o sentimento de dono em seus colaboradores

3 passos simples para criar o sentimento de dono em seus colaboradores

Diante de uma realidade cada vez mais competitiva, o instinto por resultados e a busca constante por melhorias são essenciais para o sucesso de uma empresa. O cenário em questão, muitas vezes, é alcançado por meio de metas e desafios. Esse tipo de iniciativa requer funcionários alinhados com a cultura organizacional e é necessário que eles estejam motivados.

O termo “motivação” é estudado desde o século XX. Nessa época, Frederick Taylor dizia que a motivação era atingida através de incentivos salariais (quanto maior a produção do funcionário, maior seria o seu ganho salarial). A suposição básica era de que os trabalhadores só poderiam ser motivados pelo dinheiro. Com o passar do tempo, outros protagonistas como: Abraham Maslow e David McClelland formularam teorias novas de extrema relevância acerca da motivação.

Hoje em dia na maioria das empresas, a motivação dos colaboradores é algo extremamente relevante e objeto de trabalho do setor de Recursos Humanos (RH). Essa área lida diretamente com as pessoas, e se responsabiliza pela felicidade e bem-estar dos trabalhadores.

A motivação tem se tornado um tema cada vez mais comentado e trabalhado nas empresas e hoje é apontado como tema de destaque para os resultados organizacionais. Segundo Janete Vaz, VP do Conselho de Administração do laboratório Sabin, especialista no ramo de gestão de pessoas, “Pessoas felizes produzem mais e melhor. E daí vem uma história de vida, de amor, que transforma todos os colaboradores no sentido de engajamento, de alinhamento. Todos têm o mesmo propósito, seja médico, especialista, motorista, bioquímico. Todos estão alinhados e sabem o grau de importância que eles têm dentro da organização”.

Diversas ações podem ser tomadas como parte do processo de motivar um grupo de pessoas. Dentre essas ações, três delas são essenciais para qualquer empresa:

1. Traçar o plano de carreira do trabalhador: a partir do momento em que este sabe onde quer chegar dentro da empresa, o comprometimento com as atividades chave necessárias para alcançar tal resultado se torna muito maior, alavancando os resultados do profissional;

2. Cultura de feedback: é altamente recomendada para o sucesso do trabalho em grupo e formação de equipes. Reconhecer as particularidades de cada indivíduo é fundamental para a sua avaliação de desempenho. Logo, feedbacks construtivos devem ser passados da maneira empática, com foco em comportamentos específicos, e não em resultados. Recomenda-se que essa prática seja constante e rotineira para a melhoria da performance geral. Além disso, é essencial reconhecer o bom trabalho e pequenas ações promovidas pelos trabalhadores. É notável que o reconhecimento aumenta a produtividade de quem recebeu o feedback positivo, além de criar um senso maior de pertencimento à empresa.

3. Implementação de um plano motivacional: é de extrema importância para alavancar os resultados do negócio. Um plano motivacional consiste no estabelecimento de métricas de avaliação dos funcionários e do estabelecimento de benefícios. O plano motivacional deve ter como base o contexto da empresa, logo, deve ser reformulado periodicamente. Uma vez implementado, é importante verificar a relevância do plano motivacional na empresa por meio de pesquisas de satisfação. Caso os funcionários não se sintam contemplados, adaptações devem ser feitas para abranger as necessidades atuais. Assim, esse mecanismo servirá como poderoso aliado à motivação e aumento de desempenho da organização.

 

 

Sobre o autor

Grupo Gestão

Acreditamos na força do empreendedorismo. Dessa forma, buscamos fazer a diferença em nossa sociedade através de consultorias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados para o seu tipo de negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI