A importância do endomarketing para a sua empresa

A importância do endomarketing para a sua empresa

Na era atual de empreendedorismo e da extrema globalização, nunca se viu o mundo dos negócios tão dinâmico e seletivo. As mudanças constantes, a maior acessibilidade a conteúdo e tecnologia, a concorrência acirrada faz com que pequenas diferenças sejam fundamentais para se destacar no mercado. É nesse contexto que empresas começaram a investir em fatores que até pouco tempo atrás não eram considerados essenciais em um negócio e o endomarketing ganha destaque.

De acordo com Philip Kotler, em “Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber”, o marketing é definido como o entendimento das necessidades do público alvo escolhido, e por meio de uma comunicação que agrega valor ao produto oferecido, é possível conquistar seu cliente.

Para que sua empresa não tenha a dificuldade de encontrar essa mesma percepção com relação aos seus funcionários, ela deve possuir um conjunto de ações voltada para os próprios colaboradores, ou seja, o público interno.

O endomarketing nada mais é do que a aplicação conjunta de marketing com os recursos humanos da empresa. Seu principal objetivo é promover ações voltadas para todas as áreas da empresa e assim desenvolver melhorias na qualidade do processo e do produto.

O principal objetivo do endomarketing é gerar em sua empresa um maior alinhamento dos colaboradores com o clima organizacional. Dessa forma, o comprometimento e desempenho da equipe são afetados positivamente. Quando o colaborador entende a importância da empresa e de sua função no processo, a valorização da marca se torna algo natural, pois ocorre de dentro para fora.

O endomarketing proporciona a sua equipe o conhecimento das diretrizes estratégicas, valores, missão e visão, o que é essencial para o sentimento de pertencimento e de orgulho de fazer parte da empresa. E é assim que os colaboradores se sentem mais motivados e que ocorre a otimização da produtividade.

Esse sucesso na implementação do endomarketing é perceptível através de grandes empresas que o adotaram – como Fiat, Toyota, Wiseup e Citibank.  O investimento em ações de endomarketing gerou várias melhorias nessas empresas, como a diminuição da rotatividade dos funcionários, o aumento da lealdade e compromisso dos colaboradores com a empresa, a melhoria na qualidade do bem-estar no ambiente de trabalho.

Agora que você entendeu um pouco melhor a importância do endomarketing para o sucesso de uma empresa, como começar a aplicar esse conjunto de ações? O primeiro passo é conhecer seus funcionários, encontrar o perfil da maioria e saber quais são suas necessidades e objetivos.

Em seguida é interessante estabelecer em qual objetivo seu endomarketing irá se basear. Ou seja, ao identificar o déficit dos colaboradores em relação ao clima organizacional da empresa, você deve escolher se deve investir em formas de motivar sua equipe ou formas de melhorar a comunicação interna, por exemplo.

Ao definir seu plano de ação, existe uma grande variedade de medidas que podem ser tomadas, como: ações de branding, sistema de bonificação e reconhecimento, eventos de integração de família e equipe de trabalho, campanhas de bem-estar e conscientização, treinamentos…

Por fim, não adianta aplicar um conjunto de ações de endomarketing e não analisar se eles estão causando um efeito positivo na empresa. É necessário estabelecer indicadores que mensuram o resultado alcançado e ser transparente sobre eles para sua equipe. O nível de satisfação dos colaboradores, a taxa de produtividade e o retorno sobre o investimento são algumas das maneiras de descobrir e mensurar a qualidade e a efetividade das medidas tomadas.

Assim, o endomarketing é uma estratégia muito recomendada para que os colaboradores de sua empresa se sintam satisfeitos e motivados, fazendo com que eles pratiquem suas atividades com excelência e consequentemente conquistem clientes externos e aumentem ainda mais a produtividade e o sucesso da empresa como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI