Como expandir seu negócio sem perder a qualidade

Como expandir seu negócio sem perder a qualidade

Ver seu negócio crescer, se fortalecer e alcançar novos mercados, ultrapassando as barreiras atuais, é um sonho para a maioria dos empreendedores. Na realidade, crescer é preciso. Uma empresa que atinge um patamar e deixa de crescer e inovar, independente do seu tamanho, acaba sendo ultrapassada por seus concorrentes. Se acomodar, em um mercado tão fluido como o atual, é impensável.

Empresas mais tradicionais, regidas pelo clássico pensamento linear, possuem certa dificuldade em expandir seus negócios de maneira exponencial. Seu desenvolvimento se dá de forma lenta e gradual e, para realizar qualquer mudança na empresa, é necessário um planejamento estratégico mais profundo e destrinchado sobre os passos a serem dados no futuro.

Para expandir um negócio de maneira sustentável, é recomendado um crescimento gradual do aumento da produção, seja de bens ou serviços. É necessário estudar o mercado antes de arriscar a expansão do negócio central e, quando ele estiver mais sólido, intensificar seu crescimento.

É natural que o empreendedor fique receoso em ter novas pessoas auxiliando na gestão e serviços operacionais do seu negócio, seja funcionários, distribuidores ou revendedores. Qualquer negócio que cresça sem uma gestão interna bem consolidada está à mercê dos riscos que o mercado oferece e, ao invés de gerenciar seus stakeholders, é controlado por eles.

Por isso, crie uma estratégia a médio e longo prazo para crescer, antecipe as variações do mercado de forma estruturada e, com um planejamento estratégico para um crescimento sólido e regular, provoque mudanças regulares e setoriais dentro da sua empresa.

Vijay Govindarajan, autor do livro A ESTRATÉGIA DAS 3 CAIXAS, traz algumas reflexões sobre como as empresas se comportam no mercado e mostra que “estratégia é inovação”, libertando a empresa de restrições tradicionais de vitórias e êxitos. Em seu livro, ele mostra como pensar no futuro sem se esquecer do presente e como viver o presente sem as amarras do passado.

Para uma empresa conseguir crescer sem perder seu nível de qualidade e, mais do que isso, aumentar cada vez mais o índice de satisfação dos clientes e explorar novas formas de atuação, é necessário acompanhar e ficar atento aos alertas que o mercado fornece ao longo do tempo. Ter na empresa pessoas que pensam além, atuam na busca de novas frentes e diversificam a gama de atuação da empresa é fundamental para o crescimento sustentável do negócio.

Crescer exponencialmente é assumir riscos e apostar alto. Mas uma pergunta que fica frequentemente na cabeça dos empreendedores, principalmente dos novos e pequenos, é: como crescer de maneira a se destacar e aproveitar de um poder criativo que rege o mundo da inovação?

O livro ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS traz os chamados 6Ds: digitalizado, disfarçado, disruptivo, desmaterializar, desmonetizar e democratizar. Nenhuma empresa é capaz de acompanhar o ritmo definido pelos 6Ds, pois é necessário algo incomum: uma organização tão inteligente e adaptável quanto o mundo em que irá operar, esse novo mundo abastecido de novas tecnologias todos os dias e em constante transformação.

Ao crescer, é necessário se atentar a um ponto extremamente importante para a identificação da empresa: sua essência. Daqui a 20 anos, praticamente todos os seus atuais colaboradores terão saído, levando consigo suas singularidades e personalidades. No entanto, é fundamental que a empresa consiga transmitir para as próximas gerações sua forma de pensar, sua motivação e missão, ou seja, tenha capacidade de manter e disseminar sua essência.

Assim, diante de tudo que foi dito, é possível perceber que o crescimento sustentável de uma empresa depende principalmente das pessoas que atuam nela. Por isso, cuide dos seus colaboradores e invista no crescimento pessoal e profissional deles e, dessa maneira, você estará construindo um futuro próspero para sua empresa.

 

Bento Rodrigues

Estudante de Engenharia de Produção, apaixonado por projetos e estratégia. Fã de esporte e têm o vôlei como uma das suas maiores paixões. Viciado em samba e música brasileira

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI