5 dicas para impulsionar o crescimento da sua empresa

5 dicas para impulsionar o crescimento da sua empresa

Hoje em dia, um dos grandes desafios que os empresários enfrentam é fazer com que sua empresa volte a crescer e saia da estagnação, principalmente com a atual competitividade do mercado. A concorrência é tão acirrada, que a busca por novas formas de suprir as necessidades dos clientes deixou de estar “apenas” no campo da inovação e se tornou uma necessidade básica de toda empresa, realmente uma questão de sobrevivência.

Nesse contexto, é preciso encontrar diversos mecanismos para que a empresa cresça ano a ano em seu mercado de atuação e não caia na armadilha da estagnação, que pode enganar muitos empresários e empreendedores com a ilusão de que o negócio vai bem e que não precisa se atualizar.

Mas você deve estar se perguntando, “como eu identifico que a minha empresa está estagnada?”

Aqui estão alguns sinais de que a sua empresa não está mantendo o nível de crescimento que tinha antes:

Reclamação constante de clientes;
• A empresa não rende o suficiente;
• Contratações erradas;
Ausência de metas;
O faturamento não condiz com o planejado

Entre outros, esses são alguns sinais que se apresentam com frequência em casos de estagnação.

E o que podemos fazer para combater esse estado estático da empresa?

Diante deste contexto, duas perguntas de grande importância que precisam ser feitas são: “Nossos stakeholders estão satisfeitos com o que estamos oferecendo?” e “O que podemos fazer para oferecer melhores serviços e produtos e nos mantermos em crescimento?”

Perguntas como estas, além de muitas outras, são fundamentais e devem estar em pauta constantemente, para que você não caia na armadilha de achar que tudo o que já foi conquistado é o suficiente ou até mesmo que você e seus colaboradores não precisam de mais nada para crescer e se manterem no mercado.

Diante desses pontos, seguem algumas dicas para evitar a estagnação de sua empresa:

• Inovação e Reinvenção: Para inovar ou se reinventar é preciso estar atento ao mercado e a concorrência. O que está surgindo? Quais são as novidades e as tendências para o seu segmento? Ou melhor, não olhe apenas para o seu segmento, observe o que está mudando no consumidor, onde ele está e o que quer. Isso muda o tempo todo e
precisamos estar atentos a isso.

• Fidelização: Use técnicas de fidelização do público e escute-os. Faça pesquisas de satisfação e procure ouvir de verdade o que seu cliente tem a dizer. Ele pode te dar uma grande dica para evitar a estagnação empresarial. Mas além disso, fidelize também seus colaboradores. Afinal, eles quem defenderão a empresa e trarão novos clientes para o seu negócio. Dê benefícios, incentive-os, pague bem, tenha propósito e valores bem definidos.

• Investimentos: Uma das melhores formas de evitar a estagnação empresarial é investindo em recursos para que sua empresa acerte mais, como por exemplo marketing, marketing digital, pesquisas, pessoas. Investir no marketing digital hoje é essencial para todas as empresas. O consumidor está lá e, na grande maioria dos casos, é o primeiro canal onde vai pesquisar quando quiser comprar algo.

• Saia da Zona de Conforto: É preciso, constantemente, encontrar mecanismos para trabalhar no sentido de ampliar o mercado já conquistado, implementando programas de crescimento, que contenham metas e objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazos, bem como um cronograma bem definido. Adotar boas práticas bem vistas pela sociedade e seguir as tendências do ramo são meios de sair de zona de conforto e manter um bom nível de crescimento da empresa.

• Motivação da Empresa: É a motivação que os gestores passam à equipe de trabalho. Uma organização com bons índices de crescimento é aquela em que as pessoas gostam e têm orgulho de trabalhar, pois sentem-se diariamente motivadas a conquistarem bons resultados, não só para o negócio, como também para si mesmas.

Conclusão
A empresa não pode ficar girando em torno de si mesma, ela precisa encontrar caminhos que a levem a uma dinâmica constante de atualizações, mantendo seu objetivo inicial de crescimento e estando sempre atenta à concorrência. Buscando sempre trazer alguma novidade para ramo, pesquisas, inovações entre outros meios de estar
em constante renovação. Assim, não fique parado e tente aplicar algumas dessas dicas na realidade da sua empresa. Por mais difícil que seja, com foco, motivação e, principalmente, dedicação você conseguirá alcançar os resultados que sempre desejou.

 

Gabriel Alves Resende

Estudante de engenharia de produção e consultor do Grupo Gestão. Movido por desafios e amante de futebol. Equilíbrio é a base de tudo!

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI