Como Formar Novas Lideranças em sua Empresa?

Como Formar Novas Lideranças em sua Empresa?

Toda empresa possui cargos de liderança, e obviamente é necessário que as pessoas designadas para esses cargos sejam bem capacitadas e preparadas para exercê-los, de forma que tragam motivação e direcionamento para toda a equipe. Para que essa preparação ocorra da melhor forma, ela deve ser feita com foco bem definido no que se pretende desenvolver, dentro do melhor ambiente possível, e com base no exemplo.

Os melhores líderes, segundo estudos realizados pela Universidade de Michigan, são orientados para gerarem maior satisfação aos colaboradores em relação ao trabalho, e consequentemente maior produtividade. Eles devem oferecer suporte ao colaborador e criar laços, ao invés de focar em distribuir responsabilidades, definir regras e atingir metas. Porém, pesquisas feitas na Finlândia e na Suécia, e também o conceito de liderança transformacional, trazem a noção de que, principalmente pelo mundo em que vivemos hoje, os líderes devem também estar focados no desenvolvimento, buscando novas ideias, valorizando a experimentação e colocando as mudanças em prática.

No entanto, deve-se considerar também que para que lideranças floresçam, é preciso existir um ambiente aberto e propenso a isso. Não é possível identificar um possível líder em um ambiente onde não existe espaço para diálogo e para a liberdade de expressão do colaborador, independente do cargo. Isso porque, de acordo com a Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, quando os seres humanos têm abertura para comunicação, eles são mais facilmente levados à emancipação. Tal situação pode trazer à tona facilmente as melhores figuras de liderança, porque irão conduzir e motivar os grupos. Martin Luther King Jr., por exemplo, jamais seria capaz de realizar seus feitos e ter o mesmo papel que teve como líder no início do século XX, porque o ambiente não proporcionava a menor abertura para discussões sobre o assunto.

Com um foco definido e um ambiente aberto para aceitar novas lideranças, a melhor maneira de desenvolver as pessoas para que se tornem líderes é também a melhor maneira de liderar as pessoas, por meio do exemplo. No conceito de liderança transformacional, um líder é aquele que, por meio de suas atitudes, relações e maneira com que alcança resultados, se torna mais adaptável, mais aberto e preparado para os processos de mudança, tão frequentes no mundo atual. A maneira como você agirá como líder fará com que as pessoas tenham uma noção do que você espera de um, além de permitir conduzi-las e inspirá-las no mesmo sentido que você. Dessa forma, a situação se assemelha à de uma criança quando os pais falam que ela deve ter uma alimentação saudável, por mais que eles não tenham. Ela não compreenderá o porquê e tentará contornar isso, mas, se os pais iniciarem a prática, ela se espelhará nisso para fazer o mesmo e dará o mesmo exemplo futuramente para seus filhos.

Assim, a melhor maneira de tornar seus colaboradores as próximas lideranças da sua empresa, é sendo o líder que você quer ver e dando abertura para que outros façam o mesmo. De nada adianta o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, porque não inspira confiança e não acarretará em mudanças significativas para você ou para sua organização, impedindo assim o seu crescimento.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI