Como ter uma equipe de alta performance?

Como ter uma equipe de alta performance?

Você acha que para ter uma equipe de alta performance você precisa ter os melhores especialistas do mercado? Então, não necessariamente. É claro que ter um time com muito conhecimento já ajuda bastante, porém, não adianta ter uma equipe de gênios se eles não conseguem se comunicar e nem trabalhar em conjunto.

                    O ponto primordial para ter uma equipe de resultado é saber como alavancar o potencial de cada integrante. Portanto, confira a seguir as 3 dicas que irão te ajudar a desenvolver um time de sucesso.

1. Capacitar a Equipe

                 Nesse cenário de constante crescimento, onde se criam coisas novas a cada dia, já era de se esperar que para se manter realmente ativo no mercado é de extrema importância que toda a empresa tenha uma cultura de aprendizagem. Só assim o negócio conseguirá acompanhar os avanços tecnológicos e todas as inovações da concorrência.

                Apesar de ser necessário ter uma empresa bem estruturada, se isto não ocorrer juntamente com o desenvolvimento dos integrantes, o processo não bastará para que a empresa consiga progredir no mercado. Dessa forma, tendo funcionários alinhados com esta cultura, se torna mais fácil obter uma vantagem competitiva e assim fornecer um produto ou serviço com mais qualidade.

                Além disso, a capacitação vem como uma forma de engajar os funcionários, obtendo o melhor de cada colaborador, e consequentemente, melhorando o seu desempenho. É dessa forma que a empresa conseguirá reter os talentos que são criados e moldados por ela.

                 Agora já ficou bem claro a importância de investir na capacitação, então, basta você procurar qual tema irá auxiliar mais a sua equipe no alcance dos resultados, pois não adianta ensinar uma coisa que eles não vão usar, não é mesmo?

2. A meta é de todos

                Não adianta falar que a sua empresa tem metas estratégicas audaciosas, se durante o dia a dia nenhum dos funcionários sabe quais são os reais objetivos da organização. Por isso, é necessário que haja uma boa comunicação entre todos os colaboradores, pois, se eles não sabem para onde estão indo, qualquer resultado obtido servirá.

                 Deve-se parar por um tempo e pensar onde a empresa quer chegar e como cada área e equipe irá ajudar no alcance desse propósito, ou seja, é preciso que se defina um objetivo estratégico claro e que ele seja desdobrado em todos as áreas. É interessante utilizar as ferramentas de braisntorming, matriz SWOT, Canvas ou OMI, já que elas podem auxiliar a empresa durante esse momento de definição do planejamento estratégico.

                 Ao definir os indicadores é bom lembrar que nem sempre quantidade significa qualidade. É mais essencial criar uma meta bem definida e realista para a situação da empresa, do que várias que não são direcionadas para os principais objetivos estabelecidos. Sugere-se que as metas mais operacionais sejam feitas juntamente com o time, para que elas se adequem mais a realidade dos integrantes.

3. Conhecer sua equipe

                 Com tantos resultados que são necessários atingir é preciso saber o que estimula a equipe, para que se possa manter um bom clima organizacional dentro do time e dentro da empresa como um todo.

                Um bom líder deve saber ouvir e entender quais são os reais problemas enfrentados, pois os sentimentos dos colaboradores podem refletir diretamente nos resultados da empresa.  Por isso, é indispensável que a empresa esteja sempre buscando formas de motivar a equipe para que ela sempre esteja engajada em alcançar as metas determinadas.

                 Não é apenas o dinheiro que vai garantir um bom desempenho dos funcionários, uma boa forma de motivar é ter um processo de avaliação e reconhecimento da melhora do desempenho de cada um ou do time inteiro.

                Levando em conta que em muitas empresas os times ficam a maior parte do dia juntos, é interessante que se tenham formas de fortalecer a integração entre eles, isso pode ser feito através de eventos da equipe ou até mesmo rodas de feedback. Porém, está última deve focar em apontar as soluções e não só os erros dos integrantes.

                Após implementar essas dicas no seu time é fundamental que o líder esteja sempre acompanhando o processo de execução e que lembre que não basta apenas mandar fazer, é preciso supervisionar e auxiliar a equipe no alcance das metas.

                No começo será mais difícil, mas não é esperado que a empresa mude de um dia para o outro, pois não é assim que as coisas funcionam. Comecem com um ponto de cada vez e com o passar do tempo você conseguirá ter um time de alta performance como tanto deseja e precisa.

Sobre o autor

Grupo Gestão

Acreditamos na força do empreendedorismo. Dessa forma, buscamos fazer a diferença em nossa sociedade através de consultorias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados para o seu tipo de negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI