
Em tempos de escassez de vendas e de crise do país, o “Dimensionamento de equipes” torna-se uma alternativa eficaz de alavancar ou reerguer um determinado empreendimento. Todavia, embora seja um projeto de pouca complexidade, muitas empresas hoje em dia ainda não o utilizam ou não o conhecem.
O QUE É DIMENSIONAMENTO DE EQUIPES?
O Dimensionamento de equipes pode ser definido como uma metodologia que busca tornar eficiente a alocação de capital humano de um negócio. Dessa forma, utilizando-se do planejamento da força de trabalho, é possível analisar uma necessidade de se realocar, de se reduzir ou de se aumentar o pessoal para um cargo ou função estudada.
BENEFÍCIOS
A fim de potencializar custos, tempo, lucro e, principalmente, produtividade, o dimensionamento é essencial para se otimizar a força de trabalho. Isso porque, levando em consideração as atividades que são desenvolvidas por um cargo, calcula-se o tempo disponível dos funcionários e o tempo que é requerido para se realizar as atividades dessa função.
De tal forma, é possível definir se há pessoal suficiente ou se há pessoal demais para a execução daquelas determinadas atividades. Isso é fundamental para se incrementar a produtividade, pois permite que não haja ociosidade, nem sobrecarga dos funcionários do empreendimento em questão.
VISÃO HOLÍSTICA PARA DECISÃO
É necessário captar todas as informações a respeito de cada tipo de trabalho executado, bem como levar em consideração as diferenças e peculiaridades de cada um deles. Geralmente utiliza-se uma planilha com todos os informes que precisam ser captados para o estudo das atividades. Dessa forma, após os dados serem devidamente coletados, a planilha é capaz de avaliá-los e, assim, calcular os pontos de melhoria da força de trabalho.
Tendo como auxílio estes insumos, os tempos de execução são estipulados e um relatório detalhado a respeito do dimensionamento de equipes é entregue. Nele estão contidos os pontos de sobrecarga e de ociosidade das atividades estudadas, os quais servirão de base para que o responsável pelo empreendimento possa efetuar sua tomada de decisão.