A importância de uma empresa independente

A importância de uma empresa independente

No mundo do empreendedorismo, muitas vezes, os conhecimentos estratégicos para a gestão da empresa encontram-se nas mãos de uma só pessoa – geralmente, o dono. Dessa maneira, a supervisão de decisões, processos, atividades diárias, entre outros, ficam concentradas em um (ou poucos) indivíduos. Com isso, alguns problemas pessoais podem surgir: sobrecarga de trabalho, estresse, queda na qualidade de vida… Além disso, também poderão surgir diversos problemas no âmbito empresarial que podem prejudicar o desemprenho da organização.

Para que seu negócio esteja preparado para enfrentar a concorrência, as metodologias, metas, objetivos e formas de execução devem estar ao alcance de todos os funcionários. Dessa maneira, a qualidade do produto/serviço será preservada e, consequentemente, a empresa terá maiores chances de prosperar e se manter no mercado.

Para suprir essa necessidade, uma das maiores ferramentas é a chamada “gestão do conhecimento”. Segundo Peter Drucker, referência em gestão de negócios, Gestão do Conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para possibilitar que uma organização se coloque em posição de vantagem no meio empresarial.

Sendo assim, sua empresa não depender de você pode trazer diversos benefícios, como: funcionários mais autônomos e muitas vezes mais motivados, diminuição de processos burocráticos, pluralidade de ideias para lidar com um mercado cada vez mais inovador, entre outros. Ademais, a independência da sua empresa também trará resultados na sua vida pessoal:

  • Melhora na qualidade de vida;
  • Mais tempo livre;
  • Possibilidade de desenvolver outras atividades.

Entretanto, o processo para levar à autonomia da empresa demanda certo esforço para ser implementado na prática. Para que os processos ocorram da melhor maneira diariamente, é preciso que ocorra uma padronização. Assim, se faz necessário mapear as rotinas e atividades dos funcionários para que a qualidade se mantenha independentemente da pessoa que esteja executando.

O treinamento de toda a equipe é uma parte essencial desse processo, visto que todos devem ter pleno conhecimento sobre seu papel dentro da empresa e quais são suas obrigações. Além disso, é necessário investir na motivação do funcionário para que ele cumpra suas atividades da melhor maneira possível; muitas vezes, promover um sentimento de “dono” para que o funcionário cuide da empresa como se fosse a sua é um método eficaz.

É necessário destacar que, quando sua empresa não depender mais de você, alguns resultados podem ser diferentes do esperado, já que cada um executa tarefas à sua maneira, mas isso nem sempre significa algo negativo. Além disso, o controle total sob todas as atividades não existirá.

Em síntese, é importante sua empresa não depender de você para a saúde tanto do indivíduo quanto da empresa. A independência conquistada possibilitará que a empresa rode enquanto você se dedica em outros cenários da sua vida: lazer, família, viagem, amigos. Já para a empresa, isso permitirá que ela se reinvente diariamente e continue prosperando em um mercado dinâmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI