Como encantar seus clientes e vender mais

Como encantar seus clientes e vender mais

A partir de uma visão atual, as empresas devem ter como preocupação principal a satisfação e a felicidade de seus consumidores. Perder um cliente é muito mais do que perder uma venda: é deixar de receber o valor de todas as compras que ele faria, além de perder todo o dinheiro investido para atingi-lo, como as propagandas e qualquer divulgação da sua marca.

Quando se trata de vendas, é de grande importância desenvolver e conquistar dois principais clientes: o cliente assíduo e o cliente encantado. O cliente assíduo é aquele, que quando surge uma oportunidade, indica seu produto ou serviço, vê sua empresa como parceira, é fiel ao seu produto ou serviço e se houver algum erro, possivelmente te dará uma segunda oportunidade. Enquanto o cliente encantado se destaca por ser, independentemente da situação, um porta-voz da sua marca, quer ajudar no desenvolvimento da sua empresa, tem uma sensação de dono com a sua marca e não se torna fiel somente pelo produto, mas pelo relacionamento que desenvolveu com a empresa.

O cliente encantado é, portanto, muito valioso para qualquer tipo de organização, já que se torna um verdadeiro divulgador e fã da sua marca. A partir do momento em que uma organização constrói uma comunidade de fãs, é muito mais fácil tentar trazer inovação para seus produtos ou serviços e consolidá-lo no mercado, pois já existem consumidores que confiam que a marca pode lhes agregar muito valor.

Para desenvolver essa comunidade de fãs dentro da sua empresa, é importante ter em mente que o encantamento de clientes é um processo que engloba desde a primeira impressão do consumidor, até sua última experiência com a marca. E assim, constrói aos poucos, um bom relacionamento com o consumidor.

Nesse sentido, para construção desse forte relacionamento com o cliente, é crucial o entendimento das expectativas do consumidor. Suprindo primeiro essas expectativas, várias portas se abrem para que haja, de fato, uma conexão com o cliente.

Após alcançar as expectativas do consumidor, é necessário que o contato entre a empresa e o cliente seja verdadeiramente individual e personalizado, consolidando cada vez mais essa conexão criada.

É um diferencial muito grande que o convívio entre a empresa e o consumidor seja genuinamente humanizado, visto que na sociedade atual as pessoas são vistas mais como números do que como realmente seres humanos. Quando os consumidores percebem que a empresa quer entender o problema deles e ajudar da melhor forma possível, eles se tornam mais abertos às ideias ou produtos sugeridos.

O monitoramento dos dados relacionados ao processo de encantar clientes é de muita importância para todos os tipos de empresa. Já que para cada público alvo ou segmento de mercado a eficiência das ações de fidelização mudam, é essencial analisar qual estratégia faz mais sentido para a realidade do seu negócio.

A utilização da tecnologia para o controle dos insumos e da eficiência das estratégias de encantamento de clientes tem sido cada vez mais recorrente. Entretanto, para a coleta desses dados, a empresa deve ter uma preocupação com os dados ativos dos clientes.

Em uma organização, todas as ações e comportamentos devem estar muito alinhados com cada setor e cada membro da empresa. Seguindo este raciocínio, é muito relevante que essa preocupação com o cliente e a valorização do encantamento faça parte da cultura empresarial. Para que o cliente se sinta valorizado e bem recebido em cada segmento do atendimento.

Um bom exemplo de estratégia de encantamento de clientes é a Zappos, é uma empresa varejista de calçados e roupas online que é referência mundial no assunto. A organização tem como principal objetivo criar um contato pessoal e emocional com os clientes e possui muitas práticas que visam construir uma genuína empatia com o consumidor.

Portanto, ter a consciência sobre a importância da fidelização dos clientes pode alavancar suas vendas, desenvolvendo uma comunidade de fãs e consolidando reais divulgadores da sua marca. E tudo isso se desencadeia de uma simples, porém sincera, relação de empatia com o consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI