Gestão à Vista: Entenda como ela pode te trazer grandes resultados

Gestão à Vista: Entenda como ela pode te trazer grandes resultados

A medida que o mercado de negócios se torna cada vez mais competitivo, as empresas têm enfrentado desafios em relação à organização de suas atividades. Esse fato tem sido responsável por trazer prejuízos, tal como a ineficiência dos processos executados e a falta de alinhamento entre os funcionários. Esses fatores acabam impedindo a empresa de se desenvolver e alcançar melhores resultados.

Tendo em vista essa realidade, trazemos nesse post uma ferramenta muito utilizada hoje em dia para garantir a qualidade dos processos internos da sua empresa, garantindo também, consequentemente, o seu sucesso financeiro: a Gestão à Vista.

O que é Gestão à Vista?

Trata-se de um método para garantir uma gestão eficiente de uma maneira simples e visual, de modo que as informações relevantes acerca dos processos internos fiquem à vista de todos os colaboradores e gestores da empresa em questão. O mais importante a ser considerado ao se implementar a Gestão à Vista é o fato de que deve ser algo que seja de fácil entendimento para todos os funcionários, de modo que eles fiquem alinhados quanto às suas obrigações e atividades, possibilitando, para cada membro, uma visão holística do funcionamento da empresa no contexto presente.

Como saber que preciso implementar a Gestão à Vista no meu negócio?

O método de Gestão à Vista é válido para qualquer empresa que queira estruturar facilmente o controle de suas atividades internas e/ou aprimorar a comunicação estratégica entre as áreas. Se sua empresa enfrenta problemas como a organização e separação de tarefas, a Gestão à Vista é uma opção muito recomendada para sanar essas dores e alavancar o desempenho do seu negócio.

Exemplos de Gestão à Vista

Ferramenta Kanban

Um dos métodos mais utilizados de Gestão à Vista é a ferramenta Kanban. Nascida nos anos 60 e de origem oriental, tal ferramenta foi desenvolvida pelos gestores da Toyota, com o objetivo de modificar sua metodologia de gestão de modo a se adaptar às mudanças no mercado da época. Quando implementado, o Kanban facilitou a comunicação entre os funcionários da fábrica, bem como também proporcionou uma noção de quais peças precisariam ser repostas no estoque. Isso contribuiu para que a empresa crescesse radicalmente nos anos 60, destacando-se de seus concorrentes.

Trata-se de uma simples divisão de tarefas de acordo com suas prioridades, de modo que a execução das atividades seja mais eficiente e se dê de uma maneira mais organizada e visual. Usualmente, a divisão das tarefas se dá em três vertentes: a fazer, fazendo, e feito, como mostra o modelo abaixo.

Uma vez que vivemos em uma realidade digital dotada de instrumentos tecnológicos, posteriormente foram desenvolvidas também versões digitais da ferramenta Kanban, que podem ser geridas com a mesma facilidade que a originalmente criada. Um exemplo disso é o Trello, site/aplicativo que permite a gestão de determinadas tarefas, organizando-as de acordo com o tempo e com sua prioridade de execução.

Dashboard de Indicadores

Os Dashboards são ferramentas que ilustram de uma forma visual determinados indicadores que sejam relevantes para acompanhar o desempenho do seu negócio, facilitando a compreensão dos objetivos e metas estipuladas. Pode ser feito por meio de gráficos ou tabelas dinâmicas, revelando um grande número de informações em um único ambiente. É fundamental que os indicadores a serem mostrados no Dashboard sejam bem escolhidos, uma vez que precisam englobar informações que sejam de alta relevância para o acompanhamento correto da empresa.

Quadro de Atividades

Um exemplo muito prático de Gestão à Vista, o Quadro de Atividades é utilizado para registrar todas as atividades internas do cotidiano da empresa, de modo que cada membro esteja ciente quanto às suas tarefas rotineiras. Habitualmente, é colocado na parede e possui um tamanho razoavelmente grande, de forma que as informações estejam visuais quanto possível.

Benefícios da Gestão à Vista

– Maior visão holística da empresa

Por meio do controle de metas, os membros da empresa passam a acompanhar rotineiramente a performance das áreas e do negócio como um todo, de modo que haja uma maior noção de quais dores devem ser trabalhadas no cotidiano e quais atividades trarão maiores resultados;

– Engajamento dos membros

Uma vez que, com a implementação da gestão à vista o controle das atividades torna-se mais transparente e difundido, cada colaborador estará ciente em relação ao desempenho de sua respectiva área de atuação, bem como a de seus colegas. Isso pode trazer uma competição saudável entre as áreas, fazendo com que os membros sintam-se mais engajados e motivados para atingirem resultados significativos para a empresa;

– Tomada de decisões rápida e eficiente

A gestão clara e visível das atividades e metas de cada segmento da empresa possibilita com que cada colaborador da empresa possua um conhecimento imediato da atual situação de cada processo realizado. Tendo essas informações sempre de uma forma visível e rápida, cada decisão a respeito das atividades internas da empresa torna-se, consequentemente, mais sábia e imediata.

– Aumento da produtividade

Como a Gestão á Vista proporciona uma visão ampla do negócio, a comunicação organizacional torna-se mais eficiente, de modo que cada colaborador possui completa noção das tarefas que são designadas para si, desenvolvendo, por sua vez, autonomia em suas atividades. Com membros mais auto suficientes, a produtividade da empresa é desenvolvida.

Sobre o autor

Grupo Gestão

Acreditamos na força do empreendedorismo. Dessa forma, buscamos fazer a diferença em nossa sociedade através de consultorias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados para o seu tipo de negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI