O papel da gestão do conhecimento em uma empresa

O papel da gestão do conhecimento em uma empresa

Com a necessidade de garantir o sucesso de uma empresa dentro de um mercado cada vez mais competitivo, surge o conceito de gestão do conhecimento, o qual busca identificar quais são os conhecimentos que seus funcionários e você têm e que são usados para fazer o seu negócio funcionar, além de reconhecer quais são as competências que seriam interessantes desenvolver para fazer a organização operar melhor.

As empresas são compostas por pessoas que trazem para dentro dos escritórios suas raízes, valores pessoais, sonhos e objetivos. Por isso, a cultura organizacional naturalmente seria construída por essas pessoas para garantir o bom convívio entre equipes e a entrega de resultados.

Porém, sem a participação dos gestores nesse processo e sem a definição de sólidos alicerces que norteiam a cultura, ela seria frágil e sem alinhamento com a estratégia do negócio. Portanto, é imprescindível que as empresas identifiquem e analisem os conhecimentos disponíveis e desejáveis para o desenvolvimento do negócio. Assim, para formar um time sintonizado e engajado, é preciso alinhar os colaboradores desde o processo seletivo até a pós-contratação com a cultura da empresa, para que todos possam produzir o conhecimento, aproveitá-lo, disseminá-lo e aplicá-lo.

Contudo, como fazer isso otimizando o tempo dos gestores?

Um dos principais benefícios da Gestão do Conhecimento tem ligação com capital humano. Dar maior importância às pessoas é deter as informações que elas geram. A interação promove um maior desenvolvimento pessoal e social, o que cria confiança e senso de pertencimento, dois fatores extremamente necessários para que o colaborador se sinta seguro no ambiente em que trabalha.

Quando as informações geradas dentro de uma empresa são organizadas e revisitadas, acaba gerando um ambiente instigante e os colaboradores são incentivados a compartilhar aquilo que sabem. Não é à toa que organizações que trabalham com a gestão do conhecimento consideram as horas de interação como horas produtivas, afinal, a troca de experiências produz resultados positivos para os negócios, aprimorando as capacidades intelectuais dos colaboradores.

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO MAPEAMENTO DE PROCESSOS

 O mapeamento de processos é o ato de representar graficamente os processos de uma organização, gerando insumo para análises que objetivam a sua otimização e registros históricos de sua realização. Entretanto, a elaboração depende de algumas etapas, como:

  • Identificação dos produtos e serviços e seus respectivos processos;
  • Reunião de dados e preparação;
  • Transformação dos dados em representação visual para identificar gargalos, desperdícios, demoras e duplicação de esforços.

Sendo assim, nota-se a potencialidade da Gestão do Conhecimento em auxiliar a realização de mapeamento de processos nas organizações, visto que caso essa organização deseje mapear seus processos, a reunião de dados dependerá inteiramente da transformação dos conhecimentos dos funcionários em questão, o que evidencia a indispensável necessidade da gestão do conhecimento.

É preciso criar uma forma de sempre incluir os funcionários nesta transformação constante, estimular a inovação e permitir que todos contribuam para agregar valor aos produtos e serviços da sua empresa.

 QUAIS FERRAMENTAS USAR?

 Existe uma série de ferramentas que podem te ajudar a fazer a gestão do conhecimento de forma mais simples e organizada em sua empresa. Algumas delas são:

Trello

O Trello é um aplicativo que surge como opção para quem tem dificuldades em enxergar macro e micro processos. A ferramenta permite que o usuário crie vários painéis com tarefas e informações, o que pode gerar o hábito na sua equipe de deixar os dados visíveis e com fácil acesso. O Trello também dispõe de várias integrações para deixar seu processo de gestão do conhecimento ainda mais capilarizado.

Slack

A ferramenta de chat é usada por diversas empresas para o registro e arquivamento de discussões internas. A plataforma reduz a necessidade da troca de infinitos e-mails e das diversas reuniões para tomar uma decisão.

Google Drive

Uma das maiores plataformas de Gestão do Conhecimento é a ferramenta de armazenamento do Google. O Drive te permite criar arquivos em diversos formatos (documentos, apresentações, imagens) e organizá-los em pastas estruturadas. Além disso, a plataforma te permite fazer diversas integrações com outras etapas importantes do processo de gestão do conhecimento.

Como vimos, a gestão do conhecimento é uma modalidade de gestão que facilita o controle e o acesso às informações relevantes num processo de trabalho e a administração de seus meios. Ela amplia a vantagem competitiva e concorrencial da empresa, gera novos modelos de negócio, melhora o aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual da empresa, além de dar suporte às tomadas de decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI