Planejamento e Organização: saiba como utilizar o Trello a seu favor!

Planejamento e Organização: saiba como utilizar o Trello a seu favor!

É comum, em toda virada de ano, renovarmos nossas metas, objetivos, desejos e esperanças para que o ano que está por vir seja ainda melhor. Enxergamos que esses próximos doze meses são novas chances de conquistar e desenhar a vida que sempre desejamos.

No entanto, alguns dados sobre isso são alarmantes: somente 8% das pessoas conseguem atingir as metas desenhadas para um novo ano. Mas por quê? Quais os empecilhos que encontramos para um número tão irrisório de pessoas conquistar todos os objetivos da virada de ano? A resposta é simples: falta de planejamento e organização.

Muitas vezes estamos tão imersos nas atividades diárias, apagando diversos incêndios em nossas vidas – pessoais e profissionais – que deixamos de lado todas as resoluções que idealizamos para o início de um novo ano e apenas seguimos o fluxo das atividades diárias e rotinas extremamente corridas. E com certeza quando lemos conteúdos e artigos mostrando como as pessoas são incrivelmente produtivas e focadas, com um planejamento impecável sobre suas ações e totalmente organizados com suas atividades achamos que é impossível alcançarmos isso, porém é mais fácil do que pensamos.

Hoje em dia há diversas ferramentas e métodos para organização pessoal que, caso sejam utilizados de forma efetiva, podem causar enorme impacto no cumprimento de metas. Hoje falaremos de um dos mais famosos artefatos para planejamento de atividades: o Trello.

O Trello é uma ferramenta gratuita bastante conhecida pela sua versatilidade e personalização, ou seja, é possível adaptá-lo exatamente às suas necessidades. Dessa forma, ele é utilizado para as mais diversas tarefas, como: planejar atividades no trabalho, programar suas viagens, organizar sua vida acadêmica, criar um checklist pessoal, etc.

Outra vantagem do Trello é que você consegue acessá-lo tanto pelo computador, quanto pelo aplicativo no seu celular. Primeiro, vamos entender como a ferramenta é dividida:

  • Ele possui diferentes “boards”, que são basicamente áreas de trabalho que reúnem diversas informações e pode ser utilizado para separar os vários âmbitos da sua vida: profissional, pessoal e acadêmica.

 

 

  • Dentro de cada board é possível criar diversas listas e cartões. É como se fosse um quadro Kanban digital, onde os cartões são post its que podem ser deslocados entre uma lista e outra, além de anexar arquivos, links e comentários.

 

 

  • Além disso, é possível colocar diversas “etiquetas” para facilitar a visualização do quadro, utilizando-as para elencar as prioridades nos cartões ou identificar as etapas de determinada atividade.

Para utilizar o Trello em vários âmbitos da vida, você pode criar um time para você e, dentro desse time, estabelecer quadros, um para cada frente da sua vida: profissional, acadêmica, entre outras. Dentro de cada quadro, é recomendável a criação de listas que melhor guiarão seu planejamento: é possível dividi-los por mês, áreas ou objetivos.

Utilizar essa ferramenta como organizador é algo bastante prático e fácil, mas ainda sim é necessário disciplina para acompanhamento e atualização da ferramenta. Com ele, você pode organizar sua vida e torná-la tão produtiva quanto as dos artigos e conteúdos que vemos por aí, só depende de você.

 

Bento Rodrigues

Estudante de Engenharia de Produção, apaixonado por projetos e estratégia. Fã de esporte e têm o vôlei como uma das suas maiores paixões. Viciado em samba e música brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI