Por que você deve padronizar o seu negócio?

Por que você deve padronizar o seu negócio?

Você sente que não tem o controle da sua empresa? Que os funcionários não sabem como fazer as suas funções e você não consegue encontrar onde ocorrem os erros? Então, você não é o único! Muitas empresas com a correria do dia a dia deixam de lado a estruturação dos processos da organização e isso é um erro gravíssimo.

A padronização consiste em definir a melhor maneira de executar um trabalho para assim garantir a qualidade final. Isso não quer dizer que é algo rígido e burocrático, muito pelo contrário, busca-se diminuir a variação sem perder a criatividade e a flexibilidade. Padronizar os processos inicialmente pode ser uma tarefa operosa, porém, no fim retorna grandes resultados para empresa.

Veja a seguir os principais benefícios da padronização de atividades nas empresas:

Diminuição dos gastos

Um dos pontos mais importantes dentro de uma organização é a parte financeira e, sem um correto controle não é possível administrar de forma eficiente os recursos. É nesse desafio que a padronização vem como a melhor solução, pois, com os processos administrativos e produtivos bem definidos é possível visualizar onde estão ocorrendo os excessos, onde se pode economizar e assim, analisar se estão utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível.

Aumento na produtividade

  Os funcionários muitas vezes não sabem o que fazer ou identificar onde estão errando, por isso, com a estruturação das atividades é possível obter uma otimização dos processos internos ao evidenciar quais e como são feitas as atividades necessárias. Dessa forma, consegue-se obter um aumento na produtividade e consequentemente ganha-se tempo na execução dos processos.

Controle

Para o sucesso do seu empreendimento é fundamental que se possua controle sobre o que acontece dentro da empresa. Ao escolher padronizar as atividades do seu negócio você consegue definir as responsabilidades e analisar os processos por meio da criação de indicadores de desempenho, facilitando assim a identificação e eliminação das falhas. Portanto, com todos da empresa alinhados com o que deve-se fazer é mais fácil monitorar e controlar todos os aspectos do negócio.

Qualidade

Praticamente como consequência dos outros benefícios a qualidade do produto ou serviço final é um dos principais objetivos para o crescimento da organização. Toda empresa busca ter seu produto com a qualidade desejada e levando em conta a alta concorrência no mercado, ter certeza da qualidade do seu produto vem como uma grande vantagem competitiva para não perder a sua parcela no mercado e fidelizar novos clientes.

 

 Por fim, é preciso lembrar que a padronização não depende do tamanho da empresa, pode ser feita por qualquer negócio que queira crescer de forma estruturada. Entretanto, para realmente funcionar é necessário que todos da empresa estejam alinhados com o objetivo e devem sempre lembrar que não é para ser algo estático, é preciso revisar o processo para encontrar as oportunidades de melhorias escondidas. E agora, está preparado para crescer de forma padronizada?

Sobre o autor

Grupo Gestão

Acreditamos na força do empreendedorismo. Dessa forma, buscamos fazer a diferença em nossa sociedade através de consultorias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados para o seu tipo de negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI