Porque ter valores bem definidos é fundamental para sua empresa

Porque ter valores bem definidos é fundamental para sua empresa

A definição dos valores da sua empresa é fundamental para ter uma estratégia bem definida, um bom posicionamento no mercado e até mesmo uma diferenciação das outras marcas.

Com esses valores bem definidos, será possível desenvolver a cultura da sua organização, atrair clientes e colaboradores alinhados, além de conectar todos os COR Stakeholders (Clientes, Organização, Resto do Mundo).

 

  1. O que são valores da empresa?

 

  • Os valores nada mais são do que a identidade da empresa, sua essência. Definem os princípios que servem de guia e direcionamento, para os comportamentos, atitudes e decisões dos integrantes da empresa, sua relação com os clientes e o mundo;
  • É uma constatação, uma disciplina. Qualquer coisa que fuja dos valores construídos não condiz com o comportamento que deve ser tolerado dentro da empresa. Isso te protege como instituição, gerando a base das leis e do senso de justiça interno da organização;
  • São característicos da empresa a que se referem, memoráveis e diretivos.

 

  1. Por que definir os valores da empresa?

 

Você não deve tentar obrigar seus funcionários a compartilharem dos valores da empresa. Você deve, sim, atrair e selecionar pessoas que já os compartilham, antes mesmo de entrar na empresa. Você precisa atraí-las e retê-las. E deixar todas aquelas que não os compartilham irem.

Definir os valores da empresa também ajuda a educar seus clientes e potenciais consumidores, esclarecendo sua identidade e a essência do seu posicionamento.

Além de guiar sua empresa na direção certa, os seus valores:

  • Facilitam a colaboração entre os colaboradores;
  • Aumentam o comprometimento dos trabalhadores com o mercado;
  • Melhoram o comprometimento dos funcionários com a comunidade e a sociedade.

 

  1. Como definir os valores da empresa?

 

Caso sua empresa já exista, é importante incluir os funcionários nesse processo. Isso permitirá que todos se sintam parte e abracem os valores da empresa em seu dia-a-dia, ou seja, tenham um sentimento de dono pela empresa.

Não esqueça que os valores são criados para a empresa como um todo, por isso devem ser memoráveis e não devem conter elementos de aspiração. Personalize eles utilizando expressões que remetem às raízes da empresa, podendo começar com os valores pessoais dos donos e depois evoluir aos poucos.

E para facilitar o processo, responda perguntas do tipo:

  • Como a empresa faz negócios?
  • Como são as tomadas de decisões?
  • Como os empregados se relacionam entre si?
  • Qual nossa responsabilidade frente à sociedade?
  • Quais princípios são importantes para a sua empresa?

 

É necessário, após o momento de criação, um momento de reflexão, pois muitas vezes perdemos contato com o real significado das palavras que usamos para expressar os valores da empresa. Então, selecione os valores levantados, agrupe-os por significado e escolha os 5 que mais representam a essência da empresa.

  1. Implementando os valores da empresa

 

Muitas empresas de grande porte não tinham uma declaração clara de sua visão quando foram fundadas. Mas normalmente iniciaram com valores bem definidos e tiveram a habilidade de traduzi-los em ações e mecanismos concretos.

Por isso, é necessária a criação de um ambiente que dê sustentação aos seus valores, encoraje sua empresa a se pronunciar quando alguma decisão for contra esses valores e reconhecer aqueles que os abraçam e vivenciam. Utilize os valores nas reuniões estratégicas como guias para as decisões. Deixe eles visíveis tanto para os membros da empresa, para clientes, no ambiente de trabalho, quanto no seu website e nos treinamentos.

 

  1. Conclusão

 

Como deu pra perceber, definir e vivenciar os valores da empresa é fundamental para a organização crescer com velocidade e consistência, se diferenciar no mercado e se posicionar como única e insubstituível.

 

João Gabriel Mendes

Estudante de Engenharia de Produção e consultor do Grupo Gestão. Ama esportes e está iniciando sua carreira como investidor.

 

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI