A definição dos valores da sua empresa é fundamental para ter uma estratégia bem definida, um bom posicionamento no mercado e até mesmo uma diferenciação das outras marcas.
Com esses valores bem definidos, será possível desenvolver a cultura da sua organização, atrair clientes e colaboradores alinhados, além de conectar todos os COR Stakeholders (Clientes, Organização, Resto do Mundo).
-
O que são valores da empresa?
- Os valores nada mais são do que a identidade da empresa, sua essência. Definem os princípios que servem de guia e direcionamento, para os comportamentos, atitudes e decisões dos integrantes da empresa, sua relação com os clientes e o mundo;
- É uma constatação, uma disciplina. Qualquer coisa que fuja dos valores construídos não condiz com o comportamento que deve ser tolerado dentro da empresa. Isso te protege como instituição, gerando a base das leis e do senso de justiça interno da organização;
- São característicos da empresa a que se referem, memoráveis e diretivos.
-
Por que definir os valores da empresa?
Você não deve tentar obrigar seus funcionários a compartilharem dos valores da empresa. Você deve, sim, atrair e selecionar pessoas que já os compartilham, antes mesmo de entrar na empresa. Você precisa atraí-las e retê-las. E deixar todas aquelas que não os compartilham irem.
Definir os valores da empresa também ajuda a educar seus clientes e potenciais consumidores, esclarecendo sua identidade e a essência do seu posicionamento.
Além de guiar sua empresa na direção certa, os seus valores:
- Facilitam a colaboração entre os colaboradores;
- Aumentam o comprometimento dos trabalhadores com o mercado;
- Melhoram o comprometimento dos funcionários com a comunidade e a sociedade.
-
Como definir os valores da empresa?
Caso sua empresa já exista, é importante incluir os funcionários nesse processo. Isso permitirá que todos se sintam parte e abracem os valores da empresa em seu dia-a-dia, ou seja, tenham um sentimento de dono pela empresa.
Não esqueça que os valores são criados para a empresa como um todo, por isso devem ser memoráveis e não devem conter elementos de aspiração. Personalize eles utilizando expressões que remetem às raízes da empresa, podendo começar com os valores pessoais dos donos e depois evoluir aos poucos.
E para facilitar o processo, responda perguntas do tipo:
- Como a empresa faz negócios?
- Como são as tomadas de decisões?
- Como os empregados se relacionam entre si?
- Qual nossa responsabilidade frente à sociedade?
- Quais princípios são importantes para a sua empresa?
É necessário, após o momento de criação, um momento de reflexão, pois muitas vezes perdemos contato com o real significado das palavras que usamos para expressar os valores da empresa. Então, selecione os valores levantados, agrupe-os por significado e escolha os 5 que mais representam a essência da empresa.
-
Implementando os valores da empresa
Muitas empresas de grande porte não tinham uma declaração clara de sua visão quando foram fundadas. Mas normalmente iniciaram com valores bem definidos e tiveram a habilidade de traduzi-los em ações e mecanismos concretos.
Por isso, é necessária a criação de um ambiente que dê sustentação aos seus valores, encoraje sua empresa a se pronunciar quando alguma decisão for contra esses valores e reconhecer aqueles que os abraçam e vivenciam. Utilize os valores nas reuniões estratégicas como guias para as decisões. Deixe eles visíveis tanto para os membros da empresa, para clientes, no ambiente de trabalho, quanto no seu website e nos treinamentos.
-
Conclusão
Como deu pra perceber, definir e vivenciar os valores da empresa é fundamental para a organização crescer com velocidade e consistência, se diferenciar no mercado e se posicionar como única e insubstituível.
Trackbacks/Pingbacks