Porque você deveria começar o seu Milagre da Manhã

Porque você deveria começar o seu Milagre da Manhã

Se você, assim como eu, está sempre ligado nos novos métodos de produtividade, engajamento e criatividade mas ainda não deu uma chance para o livro O Milagre da Manhã, leia este post. Agora, se você não tem muita paciência para livros (e sabe que precisa logo criar esse hábito) mas gosta de dicas e métodos de crescimento pessoal, continue até o final do post.

Caso você não esteja em nenhum desses grupos o que tenho para falar também é para você. Porque uma coisa é fato: todos nós desejamos um nível 10 de sucesso! Então, O Milagre da Manhã torna-se universal.

Vamos lá!

Ao longo da leitura você conhece Hal, que sobreviveu a um acidente de carro sério, à crise da bolsa de valores de 2008 e descobriu o impacto que analisar sua rotina tinha na sua qualidade de vida e crescimento profissional. Hal é o autor do livro e do estilo de vida que chamou de Milagre da Manhã.

Hal, antes de tudo, estava incomodado, ele precisava de um milagre, algo que resolve sua situação financeira complicada e o reerguer-se. Para isso decidiu abrir sua gaveta de ideias e de métodos de produtividade que havia lido e compilado a vida toda, mas como muitos de nós, apenas deixado para depois. Então, Hal foi lá e fez! Testou vários dos métodos que mais faziam sentido pra ele em vários períodos do dia diferentes e foi acompanhando.

Essa é a notícia boa: nós não precisamos começar do zero como Hal. Ufa!

O resultado dos testes foram 6 práticas de produtividade executadas pela manhã, ou: “O milagre da manhã”. Já que para Hal uma boa manhã, pode gerar um bom dia.

Antes de partirmos para os 6 salvadores de vida, preciso alertar você de que o milagre da manhã funciona diferente para cada pessoa e por isso é um caminho de autoconhecimento e não apenas de desenvolvimento pessoal e profissional.

O que faz muito sentido se pararmos pra pensar que: ter sucesso nível 10 significa também ser uma pessoa nível 10, para alcançar esse nível você precisa se conhecer e conhecer sua jornada até lá. Ok? Ok. Agora estamos prontos.

Os salvadores de vida

 

 1. Silêncio:

Comece seu milagre parando um pouco, respire e fique em silêncio. É um processo difícil. A prática do silêncio pode revelar seus anseios mais profundos, preocupações, listas intermináveis de tarefas inacabadas e claro, ser um medo enorme para muitas pessoas. Mas também traz benefícios: ouvir o seu subconsciente, estar mais atento e lidar com as frustrações.

Por isso, comece respirando e ficando apenas em silêncio, desacelere, se desconecte um pouco. Vá na contramão do hoje hiperconectado e acelerado.

2. Afirmações:

Você já deve ter lido em algum lugar sobre a técnica: ir ao banheiro (ou a um lugar reservado) e fazer uma pose de sucesso, com as mãos na cintura ou imitando o super-homem, em silêncio. Ao sair de lá você já se sentirá mais confiante para cumprir a missão do dia. As afirmações funcionam parecido.

Como dissemos antes: um nível de sucesso 10 requer uma pessoa nível 10. Mas tudo começa na nossa mente. Se sua imagem mental não corresponde ao nível de sucesso que você busca, alcançar suas metas se tornará mais difícil e, talvez, você fique mais frustrado.

Então comece afirmando para si, todos os dias, aquilo que você deseja ser: sou inteligente, sou competente, sou focado, sou estudioso, sou paciente, sou capaz, sou amável, sou comprometido…

Repetir as afirmações todos os dias fazem com que esse novos valores sejam gravados, e logo você acreditará neles e começará a agir de acordo.

Afirmações diárias hoje moldam o seu eu do futuro.

 

 3. Visualização:

Visualize. Visualize o futuro que você quer, se veja vivendo seus sonhos, como eles são, a sensação de estar vivendo neles. Descreva pra si, ou faça algo físico como um livro de visualizações (se você curtir um DIY): coloque lá o seu carro do futuro, as viagens, as experiências, os idiomas que você fala, a casa que você gostaria, as práticas que você faz.

Pratique visualizações todos os dias antes de começar a ir para sua rotina.

Visualize todos os dias a pessoa que você será!

 

4. Exercícios:

Todos nós que já buscamos métodos de crescimento pessoal já nos deparamos com o benefício dos exercícios físicos: trabalhar o físico é também trabalhar a mente. Então, por que continuamos adiando isso?

Hal propõe que deixemos de lado as desculpas, o apego a cama quentinha e a resistência a experimentar e tentemos, ou melhor, testemos exercícios diferentes até descobrirmos o que funciona melhor para nós.

Tenho uma teoria: se toda vez que você for praticar exercícios se preparar pra eleafirmando e visualizando “ei, vai ser legal, eu vou me sentir descansado, energizado e pronto pro dia.”, as chances de você realmente receber esses resultados são maiores do que se apegar à preguiça ou à ideia da cama quentinha.

Aqui usei dois salvadores de vida: afirmações e visualizações. Tente, sério, apenas tente aplicar os 2 passos e veja o resultado.

 Fonte: criatilha

5. Leitura:

Ok! Comecei esse post falando que você provavelmente sabia que precisava criar o hábito da leitura. Agora vou te passar como fazer isso.

Muitas pessoas que me conhecem admiram a minha capacidade de ler muitos livros e com rapidez, mas poucas estão dispostas a ler comigo quando são convidadas. Talvez você seja um pouco assim.

O que poucas pessoas sabem é que quando eu decidi que queria ler mais, comecei afirmando (apesar de na época não ter a menor noção do poder disso): “sou uma boa leitora, leio rápido e consigo ler muitos livros, consigo focar na minha leitura”. E todos os dias antes de começar a ler eu repetia isso e visualizava o seguinte: “no final do ano eu dava um check na minha meta de ler 52 livros”. Ao começar a ler aquela imagem do ✓vinha a minha mente e me motivava a ler mais e mais. E assim, dia após dia, me tornei a leitora que sou hoje.

Além disso, ler tem muitos benefícios, como treinar o foco, a capacidade de raciocínio, ensinar algo novo, ensinar a ser mais empático, etc.

Bom, minha dica para você é: comece!

 

6. Escrita:

Você já experimentou escrever um diário? Se não, eu diria que ao menos uma vez na vida você deveria tentar. Escrever pode ser um processo simples e tranquilizante, principalmente se você não vai precisar publicar no blog da empresa para várias pessoas lerem.

Brincadeiras a parte, o ato de escrever permite muito mais do que colocar para fora seus pensamentos e sentimentos, ele te dá a chance de refletir, entender você, documentar sua história ou a história dos seus sentimentos, e de crescer. Crescer porque ao organizar suas experiências, ideias e sentimentos em palavras você organiza também suas emoções e, assim, entende e trabalha melhor seus sofrimentos.

A medida que você se conecta e entende melhor como processa suas emoções a capacidade de agir de forma mais assertiva e coesa aumenta, ou seja, sua inteligência emocional aumenta porque agora você é capaz de refletir e decidir como suas emoções impactam suas ações.

Para começar hoje mesmo seu milagre:

1. Rotina gera consistência:

Qualquer coisa durável que você decide fazer precisa de rotina, seja criar um hábito, modificar um hábito, aprender um instrumento, crescer sua empresa, ter uma família, ser o melhor na sua área. Para conseguir conquistar qualquer dessas coisas você precisa de constância, lapidar dia após dia até chegar ao seu objetivo.

Essa é a lição mais importante do milagre da manhã: tenha constância de propósito.

2. Teste depois aprimore:

Chega de esperar o momento ideal, porque tudo que você tem é o agora. Então primeiro comece e depois aprimore os passos, planejar muito pode fazer você dar mais atenção às exceções do que à execução e aqui o mais importante é fazer.

3. Um dia bom começa pela manhã:

Como você decide o início do seu dia é como você decide seu dia todo. Então comece com uma boa manhã e depois aprimore seu dia, visualize, respire, escreva, reflita quais decisões tomar e como tomá-las para que seu dia continue como começou.

Toda manhã pode ser manhã de Natal se todo dia você acordar como na manhã de Natal: disposto a ter um dia bom!

 4. Seja resiliente:

Errar faz parte do crescer, aprender com os erros e se levantar faz parte de amadurecer. Então, cresça e amadureça. Aceite com humildade que você não tem o poder de controlar tudo, que é natural errar e que parte de você o levantar e continuar. Seja resiliente. O seu milagre deu errado ou você falhou um dia, ok, siga em frente e descubra onde errou e como pode melhorar para fazer funcionar para você.

Tenha clareza sobre seus objetivos e humildade para aprender com a imprevisibilidade da vida.

Uma conclusão em 5 linhas

O Milagre da Manhã mudou meu modo de ver a mim mesma, mas principalmente me permitiu desenvolver em mim a pessoa que meu profissional nível 10 precisa que eu seja para alcançar o nível de sucesso 10. Portanto, esse post é pra você pensar qual seu nível pessoal hoje para que seu eu profissional alcance o sucesso que você deseja. Seja seu próprio milagre!

Sobre o autor

Grupo Gestão

Acreditamos na força do empreendedorismo. Dessa forma, buscamos fazer a diferença em nossa sociedade através de consultorias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados para o seu tipo de negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI