Processos Criativos: Como envolver seus colaboradores na estratégia de sua empresa

Processos Criativos: Como envolver seus colaboradores na estratégia de sua empresa

Todo mundo é criativo, mas como essa criatividade pode ser usada para envolver e integrar os colaboradores da sua empresa com o propósito dela? A criatividade é a habilidade de produzir e gerar conhecimentos ou coisas novas. Desenvolver a criatividade dos colaboradores é um desafio para as organizações, pois é difícil proporcionar um ambiente desafiador e estimulante que instiga o desenvolvimento do pensamento criativo dos membros. É importante ressaltar que a liberdade e autonomia destes colaboradores pode ser um catalisador deste processo.

Grandes empresas sabem da importância de proporcionar e manter a criatividade no ambiente do trabalho para terem um melhor resultado de seus funcionários, e procuram maneiras de cultivar esse ambiente inovador em toda a empresa. Os resultados, muitas vezes, não vêm das ideias mais inovadoras e grandiosas, e sim de pequenas ideias que geram grandes mudanças na organização.

Mas como você, dono do seu próprio negócio, pode impulsionar os processos criativos da sua empresa?

Um ambiente de trabalho positivo e divertido estimula a criatividade do membro, o humor do local provoca uma maior disposição maior de explorar o problema e as alternativas para resolvê-lo. Incorporar um ambiente descontraído e confortável para todos os membros da equipe, deixando todos a vontade para se expressar e se comunicar com todo o resto da equipe, inclusive os líderes. Estimular atividades em grupos ou atividades individuais para promover a integração do grupo, ou a elaboração de dinâmicas anônimas são boas maneiras para um bom alinhamento dos colaboradores.

A diversidade dos funcionários pode ser um forte aliado para processos criativos, quanto mais diversificado forem as formações, qualificações, experiencias e histórias dos funcionários, mais ideais criativas podem ser geradas. A criação de equipes de inovação encarregadas de propor e apresentar ideias de melhorias nos processos do trabalho, além de incentivar a comunicação entre o grupo para promover um ambiente mais criativo e consequentemente melhorar as relações e o humor entre os colegas de trabalho, gerando melhores resultados no grupo. Vale lembrar que a criatividade não vem naturalmente para todos, mas quando instigada pode trazer boas ideias para a empresa.

Permita que os funcionários errem. é muito importante para os colaboradores saberem que empresa apoia o exercício da criatividade sem medo de serem julgados pelas suas ideias. O medo de cometer erros faz com que os funcionários não ousem nas suas ideias, e sempre fiquem “dentro da caixa” e sem soluções inovadoras para a empresa. A recompensa da criatividade é uma forma de motivar os funcionários a terem novas ideias para seu trabalho, mas também deve-se pensar na recompensa da ideia de implementação. Isso serve para alinhar a equipe aos problemas da empresa e pensar em maneiras inovadoras, mas viáveis de resolução do problema.

Para processos criativos se tornarem parte da sua empresa, é necessário criar uma cultura de inovação e criatividade. Onde os funcionários tenham a liberdade de criar, mas sempre estabelecendo fronteiras em relação ao desempenho e a as expectativas da marca. A inovação incentiva o crescimento da marca e mantém os funcionários mais engajados e alinhados com os propósitos e valores da empresa.

Mas quais processos criativos posso utilizar na minha empresa?
  • Brainstorming

O Brainstorming é uma técnica que estimula o pensamento criativo. São realizadas dinâmicas em grupo, onde é dado um problema específico e são desenvolvidas inúmeras ideias sobre ele, que depois serão filtradas e reunidas para criação de uma ou mais soluções viáveis. Vale lembrar que quando o grupo estiver dando sugestões de ideias não pode haver pré-julgamentos.

  • Mapa Mental

O Mapa Mental é uma técnica que auxilia no processo de organização das ideias em formato de fluxograma, que facilita a visualização da problemática. O intuito é liberar bloqueios e dar liberdade total a criatividade. Para executá-lo, é necessário analisar o problema e escrever diferentes palavras-chaves, que depois serão conectadas, para assim analisar e selecionar as ideias mais capazes de serem executadas.

  • Cenários

A técnica Cenário consiste em inserir uma ideia em diferentes cenários (catastrófico e ideal). O cenário catastrófico é baseado na pior situação possível para a ideia e o cenário ideal é exatamente o oposto, considera-se que a mesma situação é muito fácil de ser resolvida. Nesta atividade serão descritos todos os cenários possíveis, sempre elaborando perguntas de possíveis problema e as soluções para cada cenário.

  • SCAMPER

O método SCAMPER ou Osborn Checklist consiste na elaboração de uma lista baseada no problema, criando possíveis soluções para cada componente. Os componentes são

  1. Substituir: procurar novas abordagens ao problema
  2. Combinar: criar ligações entre as ideias do participantes
  3. Adaptar: entender como o seu problema pode ser adaptado para o atual contexto que está inserido
  4. Modificar: verificar se é possível alterar de alguma forma o problema em questão
  5. Eliminar: simplificar o problema ao máximo para facilitar sua resolução
  6. Reorganizar: analisar o problema a partir de uma nova perspectiva

No atual mercado de trabalho, ser criativo é fundamental para conquistar o sucesso. Por isso, é importante que a organização envolva seus colaboradores em processos criativos, dando a eles a sensação de pertencimento. Isso melhora o rendimento e aumenta a integração de todos da empresa, o que, direta ou indiretamente, traz uma melhora nos resultados da instituição.

 

 

 

 

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI