Quantos anos você tinha quando descobriu que poderia ser o melhor do Brasil fazendo aquilo que ama?

Quantos anos você tinha quando descobriu que poderia ser o melhor do Brasil fazendo aquilo que ama?

 

Dia 31 de janeiro de 2019. Às 20h31, o Grupo Gestão foi anunciado como a Melhor Empresa Júnior do Brasil em 2018, em São Paulo, no encontro que reuniu mais de 1.500 lideranças do Movimento Empresa Júnior a nível nacional. Bastaram 73 projetos, R$ 699.929,07 de faturamento e 70 membros ao longo de 2018 para que o título finalmente fizesse parte da vida do Grupo Gestão.  Eu, Vitória, vim contar como essa empresa mudou a minha vida e impactou inúmeras outras em 2018, como a melhor e mais amada empresa júnior do país!

 

Para quem conhece o Grupo Gestão e sabe um pouco da sua história, sabe exatamente que o que nos move diariamente é uma paixão inexplicavelmente intensa e pulsante pelo trabalho que realizamos como consultoria, pela formação dos nossos membros e pelo impacto que geramos como empreendedores na nossa comunidade local. É totalmente admirável como essa empresa consegue, ano após ano, mobilizar em média 70 pessoas em um profundo nível de engajamento e desejo por fazer a diferença, e mais de 200 alunos por ano do curso de Engenharia de Produção da UnB a quererem fazer parte dessa experiência que marca qualquer graduação. Temos apenas 9 anos de existência, e pode parecer pouco tempo para ter tanta história para contar, mas a verdade é que não faltam momentos para serem narrados de como os quase 300 membros que já passaram pela EJ contribuíram rumo à jornada de conseguir o título de Melhor Empresa Júnior do Brasil.

 

Tudo começou em 2009, quando a empresa foi inicialmente formada e regulamentada, tendo suas primeiras operações iniciadas com a ajuda financeira de professores da instituição e dos poucos membros que constituíam a própria EJ. Daí em diante, os resultados foram incríveis e exponencialmente admiráveis para quem via o GG surgir e crescer no movimento como uma empresa movida por grandes desafios e resultados. Um dos grandes marcos dessa caminhada ocorreu em 2016, ano em que um novo Planejamento Estratégico passou a reger as ações da Brasil Júnior (confederação das empresas juniores brasileiras), e consequentemente, de todas as empresas juniores do país. Esse novo planejamento fomentava a venda e a realização de projetos pelas EJ’s, que tinham sua gestão interna como grande foco até então. Além disso, as empresas juniores passaram a ser categorizadas por um novo sistema de clusters, composto por 5 diferentes níveis de maturidade. O GG passou por um salto onde conseguiu quase que quintuplicar seu faturamento de 2015 para 2016, e com isso, foram surgindo novas oportunidades de projeção em cenário nacional e foi possível aperfeiçoar nosso core business, realizando projetos de maior impacto para nossos clientes.

 

O sistema de clusters era regido por um índice, o Índice de Cluster, que levava em consideração o número de membros, serviços realizados, faturamento e dias úteis trabalhados para classificar as EJ’s dentre os 5 níveis de maturidade, tal que cada categoria reunia empresas com dores e objetivos de organização similares umas às outras. Em 2017, O Grupo Gestão pôde investir em uma vivência empresarial mais robusta e completa pelos excelentes resultados obtidos no ano anterior, e a partir daí um novo ciclo virtuoso foi estabelecido, no qual a empresa foi capaz de reproduzir e projetar ainda mais o desempenho obtido em 2016 para 2017. Foi a primeira vez na história que o Grupo Gestão viu que o título de A EJ de Alto Impacto (melhor EJ do país) era possível, atingindo o cluster 4 no primeiro semestre, o 2º nível de maturidade mais alto. Foi aí que os nossos objetivos como empresa começaram a ficar cada vez mais audaciosos e claros quanto ao alcance desse novo sonho de ser a melhor do Brasil.

 

Encerramos 2017 com um faturamento de R$ 482.520,42, tendo alcançado o quinto e último nível de maturidade, o segundo maior índice cluster do país, se classificando como a melhor empresa júnior de engenharia do Brasil. Porém, o desafio era um pouco maior e permaneceu para 2018, servindo como grande guia para todas as nossas ações e estratégia da empresa, rumo ao título mais desejado dentre as EJ’s brasileiras.

 

Toda história tem seus altos e baixos, e o início de 2018 com certeza foi um obstáculo interessante botado à prova para o GG. Começamos o ano com dificuldade nas vendas, membros pouco engajados com o grande sonho, e uma cultura que sofria com uma inércia e um certo esgotamento pelo trabalho fervoroso do ano anterior. Até março do mesmo ano, as coisas não iam nada bem, e o desejo de se tornar a grande referência do país parecia se esvair do dia para a noite. Dia 23 de março de 2018, dia de uma reunião geral em que todos os membros estavam presentes: esse foi o dia que o GG se reconectou como organização, mostrou todas as suas vulnerabilidades e fraquezas, aceitando que o desafio proposto era difícil, mas que tudo estava prestes a mudar, bastava acreditarmos no nosso propósito como time.

 

 

Passamos a desdobrar nossa estratégia com base no grande sonho, nos colocamos fora da zona de conforto traçando metas jamais imaginadas antes e fomos gradualmente superando os números à medida que os meses iam passando. O resultado parecia cada vez mais perto, a empresa cada vez mais unida a um propósito comum, e até nossos clientes passaram a pulsar nossos sonhos de nos tornarmos uma versão melhor de nós mesmos. E voltamos ao dia 31 de janeiro de 2019, no dia do anúncio do resultado de qual empresa venceria o título de A EJ de Alto Impacto. “Grupo Gestão!”, gritaram do palco, e assim fizemos tremer um salão repleto de empresários juniores comemorando o nosso título conosco, compartilhando de uma energia e gratidão inexplicáveis. Os 9 anos de história, com seus mais de 300 membros e quase 250 projetos realizados nos levaram a atingir uma conquista tão grande quanto nossa paixão pela empresa que formamos.

 

Ver o reconhecimento pelo impacto que geramos é mais uma prova de que estamos no caminho certo, buscando influenciar de maneira positiva quem esbarra com o GG na sua trajetória, seja um cliente, aluno ou professor do curso, ou empresário júnior do movimento. Esse reconhecimento tem se materializado de diversas formas, fazendo a notícia chegar à muitas pessoas por meio de canais como o UNB Notícias da Universidade de Brasília, o portal  G1 de notícias ou ainda por meio de uma reportagem no programa de TV local ( Bom Dia DF ). É extremamente gratificante ver esse retorno de toda nossa história!

 

         

 

E assim terminou mais um ciclo extraordinário na vida do GG, repleto de conquistas e agradecimentos pelos planos que deram certo! Que venha 2019: com novos sonhos, desafios e momentos tão inesquecíveis quanto!

Vitória Guimarães, nascida em Brasília, aluna de Engenharia de Produção da UnB, membro do Grupo Gestão desde 2016 e que acredita no poder transformador do Movimento Empresa Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI