Você já pensou no que precisa fazer para abrir uma empresa de sucesso? Em um cenário de instabilidade econômica é muito importante que você estabeleça quais passos deverão ser seguidos e isso fará toda a diferença para que você desenvolva um negócio bem-sucedido.
Para obter o retorno do seu investimento não basta apenas ter uma boa ideia, é necessário que você saiba onde você está se inserindo e qual é a melhor forma de se manter no mercado. Confira a seguir 5 dicas que irão te auxiliar a estruturar e desenvolver uma empresa de sucesso.
1. Planejar os seus próximos passos
Antes de se jogar de cabeça no seu empreendimento você deve organizar e estruturar cada passo que vai fazer. Assim, você vai ter um maior foco e direcionamento do que precisa ser feito e vai estar mais preparado para lidar com as dificuldades do mercado.
Apesar de ser a primeira etapa, o planejamento é um processo constante e deve ser revisto periodicamente para a adaptação à mudanças e oportunidades novas. Um bom planejamento engloba pesquisas de mercado dos concorrentes, do perfil dos consumidores, dos custos envolvidos para a operação da empresa, da criação de cronogramas e por aí vai. Quanto mais você estudar sobre o seu ramo e quanto mais informações tiver mais chances você tem de fazer seu sonho empreendedor virar realidade.
2. Pesquisar o mercado
Como dito anteriormente, para abrir um negócio você precisa saber sobre o ramo que está entrando e o quão viável é sua ideia. Essa pesquisa pode ser feita através da internet, de dados secundários, conversando com pessoas do ramo ou contratando uma consultoria para fazer todo o trabalho duro por você.
Uma pesquisa de mercado bem feita fornece informações que darão base para tomar decisões mais assertivas, a partir do conhecimento das necessidades reais do seu público-alvo e as suas características. Os aspectos mais importantes abordados nessa análise são:
-
Verificar quem são os seus concorrentes e quais estratégias eles utilizam para ganhar o mercado;
-
Buscar qual nicho de mercado ainda não foi explorado pelas outras empresas;
-
Conhecer o perfil do cliente, seus hábitos, seus problemas e suas reais necessidades;
-
Reconhecer quais são os melhores fornecedores para seu empreendimento;
3. Criar o Plano de Negócios da sua empresa
Com todos esses dados em mãos, você poderá organizar e estruturar sua empresa através do Plano de Negócios. Essa ferramenta tem como objetivo apresentar todas as informações necessárias para que a empresa saia do papel e abra suas portas. Esse plano é importante para o desenvolvimento da gestão da sua empresa e para definir exatamente como será o seu negócio. Dessa forma, o Plano de Negócios te ajuda a desenhar uma proposta de valor mais assertiva, verificar a viabilidade do negócio e traçar estratégias para te auxiliar nessa jornada.
Para criar um Plano de Negócios bem estruturado você pode utilizar as seguintes ferramentas:
-
Matriz SWOT: definir suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;

Fonte: Sebrae
-
Canvas de Segmentação de Clientes e Canvas de Proposta de Valor: definir necessidades, dores e expectativas do seu cliente e os serviços, benefícios e auxílios que seu produto irá oferecer.

Fonte: Value Proposition Design
-
Business Model Canvas: definir o modelo de negócio.

4. Definir estratégias para atrair os clientes
Depois de identificar qual é o perfil do seu cliente, suas necessidades e desejos, você deve buscar formas de atrair esses possíveis clientes. Você pode por exemplo, criar estratégias de marketing, estratégias de vendas e divulgação diferenciadas. É sempre importante vender o que o cliente quer comprar e não o que você quer vender, busque sempre a satisfação do seu cliente.
Portanto, para que a marca da empresa se estabeleça no mercado é importante que tenha um bom investimento na área de marketing, pois ela que cria a imagem da empresa frente aos consumidores e posiciona a sua empresa frente à concorrência.
5. Acompanhar os resultados
Depois de definir todos os aspectos anteriores você deve implementar e acompanhar os resultados do seu planejamento. Para isso você precisa ter o controle do desempenho de todas as áreas da empresa, principalmente do financeiro e de vendas.
Uma forma de manter esse controle é através da criação de indicadores e do seu constante monitoramento, que é o que chamamos de gestão por indicadores. A partir desses indicadores, você poderá ver o desempenho da sua empresa e assim, traçar metas que impulsionarão a motivação dos funcionários e te desafiarão a atingir resultados cada vez melhores.
Não esqueça que abrir um negócio não é uma tarefa fácil e que a cada dia surgirão novos desafios. Com essas dicas, você poderá estruturar sua empresa com maior segurança e estará um passo à frente de ter um negócio de sucesso.