Quer abrir uma empresa? Saiba por onde começar!

Quer abrir uma empresa? Saiba por onde começar!

Você já pensou no que precisa fazer para abrir uma empresa de sucesso? Em um cenário de instabilidade econômica é muito importante que você estabeleça quais passos deverão ser seguidos e isso fará toda a diferença para que você desenvolva um negócio bem-sucedido.

Para obter o retorno do seu investimento não basta apenas ter uma boa ideia, é necessário que você saiba onde você está se inserindo e qual é a melhor forma de se manter no mercado. Confira a seguir 5 dicas que irão te auxiliar a estruturar e desenvolver uma empresa de sucesso.

1. Planejar os seus próximos passos

Antes de se jogar de cabeça no seu empreendimento você deve organizar e estruturar cada passo que vai fazer. Assim, você vai ter um maior foco e direcionamento do que precisa ser feito e vai estar mais preparado para lidar com as dificuldades do mercado.

Apesar de ser a primeira etapa, o planejamento é um processo constante e deve ser revisto periodicamente para a adaptação à mudanças e oportunidades novas. Um bom planejamento engloba pesquisas de mercado dos concorrentes, do perfil dos consumidores, dos custos envolvidos para a operação da empresa, da criação de cronogramas e por aí vai. Quanto mais você estudar sobre o seu ramo e quanto mais informações tiver mais chances você tem de fazer seu sonho empreendedor virar realidade.

2. Pesquisar o mercado

Como dito anteriormente, para abrir um negócio você precisa saber sobre o ramo que está entrando e o quão viável é sua ideia. Essa pesquisa pode ser feita através da internet, de dados secundários, conversando com pessoas do ramo ou contratando uma consultoria para fazer todo o trabalho duro por você.

Uma pesquisa de mercado bem feita fornece informações que darão base para tomar decisões mais assertivas, a partir do conhecimento das necessidades reais do seu público-alvo e as suas características. Os aspectos mais  importantes abordados nessa análise são:

  • Verificar quem são os seus concorrentes e quais estratégias eles utilizam para ganhar o mercado;

  • Buscar qual nicho de mercado ainda não foi explorado pelas outras empresas;

  • Conhecer o perfil do cliente, seus hábitos, seus problemas e suas reais necessidades;

  • Reconhecer quais são os melhores fornecedores para seu empreendimento;

3. Criar o Plano de Negócios da sua empresa

Com todos esses dados em mãos, você poderá organizar e estruturar sua empresa através do Plano de Negócios. Essa ferramenta tem como objetivo apresentar todas as informações necessárias para que a empresa saia do papel e abra suas portas. Esse plano é importante para o desenvolvimento da gestão da sua empresa e para definir exatamente como será o seu negócio. Dessa forma, o Plano de Negócios te ajuda a desenhar uma proposta de valor mais assertiva, verificar a viabilidade do negócio e traçar estratégias para te auxiliar nessa jornada.

Para criar um Plano de Negócios bem estruturado você pode utilizar as seguintes ferramentas:

  • Matriz SWOT: definir suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;

Fonte: Sebrae

  • Canvas de Segmentação de Clientes e Canvas de Proposta de Valor: definir necessidades, dores e expectativas do seu cliente e os serviços, benefícios e auxílios que seu produto irá oferecer.

 

 

 

 

 

Fonte: Value Proposition Design

  • Business Model Canvas: definir o modelo de negócio.

4. Definir estratégias para atrair os clientes

Depois de identificar qual é o perfil do seu cliente, suas necessidades e desejos, você deve buscar formas de atrair esses possíveis clientes. Você pode por exemplo, criar estratégias de marketing, estratégias de vendas e divulgação diferenciadas. É sempre importante vender o que o cliente quer comprar e não o que você quer vender, busque sempre a satisfação do seu cliente.

Portanto, para que a marca da empresa se estabeleça no mercado é importante que tenha um bom investimento na área de marketing, pois ela que cria a imagem da empresa frente aos consumidores e posiciona a sua empresa frente à concorrência.

5. Acompanhar os resultados

Depois de definir todos os aspectos anteriores você deve implementar e acompanhar os resultados do seu planejamento. Para isso você precisa ter o controle do desempenho de todas as áreas da empresa, principalmente do financeiro e de vendas.

Uma forma de manter esse controle é através da criação de indicadores e do seu constante monitoramento, que é o que chamamos de gestão por indicadores. A partir desses indicadores, você poderá ver o desempenho da sua empresa e assim, traçar metas que impulsionarão a motivação dos funcionários e te desafiarão a atingir resultados cada vez melhores.

Não esqueça que abrir um negócio não é uma tarefa fácil e que a cada dia surgirão novos desafios. Com essas dicas, você poderá estruturar sua empresa com maior segurança e estará um passo à frente de ter um negócio de sucesso.

Sobre o autor

Grupo Gestão

Acreditamos na força do empreendedorismo. Dessa forma, buscamos fazer a diferença em nossa sociedade através de consultorias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados para o seu tipo de negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI