Três Fatores que Geram Insatisfação nos Clientes

Três Fatores que Geram Insatisfação nos Clientes

                  O mercado atual está em uma expansão constante, e a cada dia surgem novos concorrentes, modalidades e opções para o consumidor, em qualquer tipo de segmento. Uma pessoa vai sempre buscar o serviço mais completo e acessível do mercado, portanto não tenha medo de realizar mudanças! Para consolidar a sua empresa no seu ramo, você e seus funcionários devem manter os seus clientes sempre satisfeitos, para que eles se tornem defensores da sua marca. Alguns pontos básicos são prioridades de serem sanados, a fim de eliminar a eventual insatisfação dos seus clientes, como:

  1. Baixa qualidade dos produtos/serviços oferecidos

                  A primeira regra diz respeito à essência do negócio: entregar com efetividade o que está vendendo, para isso é necessário que todos os seus funcionários estejam conscientes da importância de cada atividade realizada. Uma pessoa que deseja ter um bom ambiente com sua família e aproveitar um jantar em um restaurante, por exemplo, espera uma noite memorável, contando com vários fatores: a educação de seus funcionários, uma comida de qualidade, um atendimento personalizado e também um preço condizente com o que é oferecido. A qualidade de todo o seu serviço, como um todo, deve ser alta. Saia da zona de conforto e busque sempre melhorias para os seus diferenciais, faça de tudo para que o que é oferecido para um, tem a mesma qualidade do que é oferecido para os outros. Não empreenda o foco em apenas uma das vertentes, certifique-se que tudo que é oferecido pela sua marca tem um patamar alto de qualidade.

2. Mau Atendimento

É bom lembrar que a qualidade do seu atendimento é dita pelo seu cliente, e não por você. Além da educação, é muito importante que você demonstre alegria ao seu cliente, que você está ali para atendê-lo da melhor forma possível, com um sorriso no rosto e disposto a resolver qualquer tipo de eventualidade, pois o cliente deve sentir que o tempo dele está sendo valorizado, que as informações importantes estão disponíveis para ele e que a empresa tem como objetivo deixá-lo satisfeito. Evite também seguir um script de conversa, seja natural e mostre que não está ali por obrigação, mas por prazer. Um cliente mal atendido é um risco para a sua marca, pois além de provavelmente nunca mais voltar, muitas outras pessoas também não procurarão o seu serviço, simplesmente pelo fato de terem recebido uma referência negativa. Não confunda tratar bem com atendimento diferenciado, a boa prática no mundo dos negócios é tratar todos bem, como se fossem seus amigos íntimos. Lembre-se, um bom atendimento não te garante sucesso, mas um mal atendimento o levará ao fracasso.

3. Não atender as expectativas

                  Não crie expectativas se não está seguro de que poderá cumpri-las. Uma das piores sensações que um cliente pode ter é ser atraído por determinada comunicação e perceber que se trata somente de uma armadilha para levá-lo à sua empresa. Cuide do espaço físico do seu estabelecimento, a organização dos seus móveis, decoração do ambiente e nunca se esqueça da limpeza do local. Quanto mais conforto o cliente tiver quando estiver no meio que o conecta, melhor vão ser as percepções dele sobre a experiência com sua empresa. Por isso, um site fluido, um bom banheiro no estabelecimento, cadeiras com espaço para as pernas num restaurante, ou mesmo um escritório de negociação bem iluminado podem fazer toda a diferença. A rotina de cuidados do local deve ser monitorada, para que a experiência do cliente no seu empreendimento seja satisfatória.

                   Tempo de espera é um dos fatores com maior potencial de insatisfazer clientes. Por isso, entregar um produto ou serviço, ir a uma reunião, responder contatos provenientes do site ou das redes sociais são exemplos de atividades a que devemos estar atentos aos horários combinados. Lembre-se: evite mentir para o seu cliente se ocorrer algum imprevisto, seja claro e não invente desculpas mirabolantes, caso contrário você perderá toda a sua credibilidade. A transparência e clareza devem guiar as suas ações no mundo de negócios. Nunca se esqueça: uma referência negativa é muito mais poderosa que uma positiva.

Sobre o autor

Grupo Gestão

Acreditamos na força do empreendedorismo. Dessa forma, buscamos fazer a diferença em nossa sociedade através de consultorias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados para o seu tipo de negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI