Tudo que você precisa saber sobre Planejamento e Controle da Produção

Tudo que você precisa saber sobre Planejamento e Controle da Produção

Planejamento e Controle da Produção (em inglês, Production Planning and Control) consiste em um sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa. Suas funções envolvem planejamento (o que e quando será produzido), programação (define os recursos que serão utilizados do início ao fim do fluxo de produção) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção).

A estruturação de um Planejamento e Controle da Produção (PCP) envolve diversas atividades e normalmente consiste nas seguintes etapas:

1. Previsão da demanda

previsão da demanda utiliza métodos estatísticos e dados históricos para prever a demanda de produção de um determinado período, seja mês, semana ou dia. Isso permite que haja um dimensionamento prévio da produção e dos recursos materiais e humanos necessários.

2. Planejamento da capacidade de produção

A partir da previsão de demanda e da capacidade instalada da empresa, determina-se a necessidade de adequação, seja aumentar ou diminuir a capacidade produtiva para melhor atender à demanda.

3. Planejamento agregado da produção

Visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. Nessa etapa, devem ser tomadas as decisões do volume de produção e estoque mensais, contratação, ou demissão de pessoas, uso de horas extra ou subcontratação, contratos de fornecimentos e serviços logísticos. Usualmente o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos.

4. Programação mestre da produção (PMP)

Essa etapa consiste em operacionalizar os planos de produção no curto prazo. Os recursos (máquinas, pessoas, matéria prima) são direcionados no tempo certo para suprir a necessidade de produção de determinado período.

5. Programação da produção

É feita com base no Plano Mestre e nos registros de controle de estoque. Nessa etapa é estabelecido, a curto prazo, quanto e quando comprar, fabricar ou montar de cada item necessário para compor o produto final.

6. Controle da produção

Essa é a última etapa do PCP e é muito importante, pois consiste em acompanhar os processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado. Aqui, a empresa deve verificar os indicadores e resultados do PCP, identificando eventuais desvios e pontos de alteração.

Conhecer e sistematizar os processos de uma empresa é a melhor forma para identificar gargalos que podem gerar prejuízos e perda de clientes. O PCP faz a conexão entre o chão de fábrica e a mesa de decisões da diretoria. Esse planejamento e controle fornece um panorama do que o negócio é capaz de produzir e os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades, e dessa forma, é essencial que esteja alinhado ao planejamento estratégico da empresa.

Vale ressaltar que o PCP não está limitado ao setor industrial. A lógica de planejamento, programação e controle pode ser aplicada a negócios de todos os ramos, desde comércio até serviços. Essa metodologia traz melhorias como a redução de custos e aumento de qualidade, produtividade e lucratividade nas organizações. A garantia de bons resultados está ligada a um bom planejamento, programação e controle em qualquer negócio.

Sobre o autor

Grupo Gestão

Acreditamos na força do empreendedorismo. Dessa forma, buscamos fazer a diferença em nossa sociedade através de consultorias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados para o seu tipo de negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI