Como lidar com a era de mutações extremamente rápidas dos empreendimentos?

Modelar um novo negócio requer compreender como o valor transpassa desde a criação de valor pela empresa até sua entrega ao cliente, e também como o valor é capturado nessa transação. Como sua empresa gera e entrega valor? E como tangibilizar e documentar esse processo?
Por muito tempo a única maneira de documentar o modelo de negócios, seja para traçar a estratégia inicial da organização ou até para a captação de investimentos, era o Plano de Negócios, um documento geralmente bem detalhado, que perpassa por informações sobre o ramo da empresa, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e pontos fortes e fracos do negócio, em três principais pilares: Plano de Marketing, Plano Estratégico e Plano Financeiro. No entanto, um documento com tamanho detalhamento acaba sendo muito extenso e requerendo muito tempo de dedicação para sua formulação.
Na atual dinamicidade do mercado, onde o desenvolvimento de empreendimentos é cada vez mais inovador com mutações extremamente rápidas, com grande grau de ruptura tecnológica, e em ambiente de grande competitividade, viu-se a necessidade da criação de uma nova forma de documentar o processo de criação, geração e captura de valor: o Business Model Canvas (BMC). Criado por Alexander Sterwalder e Yves Pigneur em 2010, o BMC trabalha de forma visual e concisa a visão geral da empresa a partir de nove blocos que permitem uma abordagem detalhada do relacionamento de todos os componentes organizacionais internos e externos. Os nove blocos podem ser divididos abrangendo todo processo de transição de valor da organização como pode ser visto na figura abaixo.

O BMC se torna um modelo de negócios extremamente útil e valioso porque ao mesmo tempo que é completo, possui a agilidade de mudança necessária, permitindo que o modelo da organização seja revisto diversas vezes sem exigir um grande esforço e tempo. Desta forma, o tempo de resposta aos feedbacks do mercado é infinitamente superior comparado ao Plano de Negócios, permitindo que a empresa prototipe e teste seu mercado diversas vezes, devido ao fácil preenchimento do BMC, que é geralmente feito com uso de post-its. Esse novo modelo permite que o produto e o modelo de negócios estejam em melhoria contínua, estando cada vez mais próximo do que o mercado deseja. A sua organização consegue responder rapidamente ao que o mercado deseja? E já consegue traduzir com clareza como o valor perpassa o BMC?
Apesar de aparentemente simples, temos algumas dicas que podem fazer toda diferença para você começar a implementar essa ferramenta em sua organização para criar novas estratégias e valor de maneira eficiente e eficaz. Você pode tirar suas dúvidas conosco, entrando em contato pelas nossas mídias sociais (contato@grupogestaoconsultoria.com; formulário de contato no nosso site; ou mensagem na nossa página do Facebook.).
Quer saber mais sobre Plano de Negócios? Baixe nosso e-Book gratuito clicando AQUI!