Você sabe quanto vale a sua empresa?

Você sabe quanto vale a sua empresa?

Essa é uma pergunta que desperta o interesse de grande parte dos empreendedores e investidores. Conhecer o valor da sua empresa permite uma avaliação profunda de como anda o seu negócio, além de ser essencial para quem procura atrair investimentos ou tem interesse em vender a sua empresa.

Valuation é o nome dado ao processo que possibilita estimar o valor de uma empresa, utilizando-se de métodos quantitativos, análises e premissas. A avaliação do valor de empresas leva em conta diversas perspectivas de mercado e muitas variáveis, por isso, não existe cálculo exato de quanto vale um empreendimento. Existem diferentes metodologias utilizadas para realizar esse cálculo. Mostraremos a seguir aquelas que são mais utilizadas:

1. Fluxo de caixa descontado

Essa é a metodologia mais utilizada para o cálculo do valor de uma empresa, já que demonstra a capacidade que um empreendimento possui de gerar riquezas no futuro. O fluxo de caixa descontado traz para valor presente a expectativa dos fluxos de caixa ao longo de determinado período, geralmente de três a cinco anos, levando em conta  uma taxa de desconto. Os Fluxos de Caixa consistem nas movimentações financeiras, ou seja, entradas e saídas monetárias que ocorrem dentro de uma empresa. Essas movimentações são medidas periodicamente (diariamente, semanalmente, mensalmente), conforme necessidade de análise. Desta forma, para saber o valor da empresa, estima-se os valores dos fluxos de caixa futuros, levando em consideração previsões de taxa de crescimento da empresa, bem como a taxa de risco envolvida nas projeções. Vale ressaltar que é possível adotar cenários otimistas e pessimistas a fim de se obter uma análise mais aprofundada.

2. Múltiplos de Mercado

O Método de Mercado é uma análise que complementa outros cálculos e projeções.  Utilizar essa metodologia equivale a fazer uma comparação entre o desempenho econômico da sua empresa e outro empreendimento que possua características similares, muitas vezes levando em conta o porte ou o setor de atuação. Essa segunda análise é bem mais simples e não considera diversas particularidades da empresa avaliada.

3. Valor Patrimonial

Baseia-se no valor do patrimônio líquido. Ou seja, são considerados os bens da empresa, como máquinas, imóveis, estoque; além de suas aplicações financeiras, valores a receber e dinheiro em caixa. Esses valores devem ser subtraídos das dívidas e obrigações do empreendimento, como pagamento de impostos ou de fornecedores. Esse método é pouco utilizado atualmente, porque para pequenas e médias empresas o valor patrimonial é pouco significativo diante das previsões futuras de crescimento do negócio.

Conclusão

Conhecer o valor da sua empresa é uma ferramenta muito importante para entender suas projeções e desempenho de maneira global. Ao realizar um Valuation, o empreendedor recebe informações detalhadas sobre o desempenho financeiro da empresa, em questão de receitas, custos e obrigações. Fica claro que, conhecer o valor da sua empresa é interessante para todos que querem ter uma gestão mais assertiva e entender o seu desempenho financeiro, não só para quem deseja vender sua empresa. A partir da avaliação do valor da empresa,  analisa-se as condições do negócio para projetar o crescimento de seu empreendimento e visualizar sua realidade futura.

Toda a análise detalhada do Valuation resulta em dados essenciais para investidores, já que, a partir desse cálculo é possível demonstrar a viabilidade de um investimento e a geração de valor de sua empresa ao longo do tempo.

Sobre o autor

Grupo Gestão

Acreditamos na força do empreendedorismo. Dessa forma, buscamos fazer a diferença em nossa sociedade através de consultorias inovadoras, com o objetivo de alcançar melhores resultados para o seu tipo de negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos

Parte do Movimento Empresa Júnior, o Grupo Gestão é uma organização sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade de Brasília, com o propósito de impactar a sociedade através de uma consultoria empresarial inovadora.

BAIXE AQUI