Você acha que para ter uma equipe de alta performance você precisa ter os melhores especialistas do mercado? Então, não necessariamente. É claro que ter um time com muito conhecimento já ajuda bastante, porém, não adianta ter uma equipe de gênios se eles não conseguem se comunicar e nem trabalhar em conjunto.
O ponto primordial para ter uma equipe de resultado é saber como alavancar o potencial de cada integrante. Portanto, confira a seguir as 3 dicas que irão te ajudar a desenvolver um time de sucesso.
1. Capacitar a Equipe
Nesse cenário de constante crescimento, onde se criam coisas novas a cada dia, já era de se esperar que para se manter realmente ativo no mercado é de extrema importância que toda a empresa tenha uma cultura de aprendizagem. Só assim o negócio conseguirá acompanhar os avanços tecnológicos e todas as inovações da concorrência.
Apesar de ser necessário ter uma empresa bem estruturada, se isto não ocorrer juntamente com o desenvolvimento dos integrantes, o processo não bastará para que a empresa consiga progredir no mercado. Dessa forma, tendo funcionários alinhados com esta cultura, se torna mais fácil obter uma vantagem competitiva e assim fornecer um produto ou serviço com mais qualidade.
Além disso, a capacitação vem como uma forma de engajar os funcionários, obtendo o melhor de cada colaborador, e consequentemente, melhorando o seu desempenho. É dessa forma que a empresa conseguirá reter os talentos que são criados e moldados por ela.
Agora já ficou bem claro a importância de investir na capacitação, então, basta você procurar qual tema irá auxiliar mais a sua equipe no alcance dos resultados, pois não adianta ensinar uma coisa que eles não vão usar, não é mesmo?
2. A meta é de todos
Não adianta falar que a sua empresa tem metas estratégicas audaciosas, se durante o dia a dia nenhum dos funcionários sabe quais são os reais objetivos da organização. Por isso, é necessário que haja uma boa comunicação entre todos os colaboradores, pois, se eles não sabem para onde estão indo, qualquer resultado obtido servirá.
Deve-se parar por um tempo e pensar onde a empresa quer chegar e como cada área e equipe irá ajudar no alcance desse propósito, ou seja, é preciso que se defina um objetivo estratégico claro e que ele seja desdobrado em todos as áreas. É interessante utilizar as ferramentas de braisntorming, matriz SWOT, Canvas ou OMI, já que elas podem auxiliar a empresa durante esse momento de definição do planejamento estratégico.
Ao definir os indicadores é bom lembrar que nem sempre quantidade significa qualidade. É mais essencial criar uma meta bem definida e realista para a situação da empresa, do que várias que não são direcionadas para os principais objetivos estabelecidos. Sugere-se que as metas mais operacionais sejam feitas juntamente com o time, para que elas se adequem mais a realidade dos integrantes.
3. Conhecer sua equipe
Com tantos resultados que são necessários atingir é preciso saber o que estimula a equipe, para que se possa manter um bom clima organizacional dentro do time e dentro da empresa como um todo.
Um bom líder deve saber ouvir e entender quais são os reais problemas enfrentados, pois os sentimentos dos colaboradores podem refletir diretamente nos resultados da empresa. Por isso, é indispensável que a empresa esteja sempre buscando formas de motivar a equipe para que ela sempre esteja engajada em alcançar as metas determinadas.
Não é apenas o dinheiro que vai garantir um bom desempenho dos funcionários, uma boa forma de motivar é ter um processo de avaliação e reconhecimento da melhora do desempenho de cada um ou do time inteiro.
Levando em conta que em muitas empresas os times ficam a maior parte do dia juntos, é interessante que se tenham formas de fortalecer a integração entre eles, isso pode ser feito através de eventos da equipe ou até mesmo rodas de feedback. Porém, está última deve focar em apontar as soluções e não só os erros dos integrantes.
Após implementar essas dicas no seu time é fundamental que o líder esteja sempre acompanhando o processo de execução e que lembre que não basta apenas mandar fazer, é preciso supervisionar e auxiliar a equipe no alcance das metas.
No começo será mais difícil, mas não é esperado que a empresa mude de um dia para o outro, pois não é assim que as coisas funcionam. Comecem com um ponto de cada vez e com o passar do tempo você conseguirá ter um time de alta performance como tanto deseja e precisa.
Trackbacks/Pingbacks